Índice
Quem já não teve vontade, ao ver um filme com alguém todo confortável na banheira, desfrutando da espuma de sal de banho? Existem sais de banho industrializados, mas é possível confeccionar esse produto, de maneira mais pura e saudável, em casa.
{index}
São cristais de sais enriquecidos basicamente com óleos essenciais. Se industrializados, podem conter perfumes, corantes, conservantes, etc. Fique de olho na etiqueta e prefira os que contenham poucos e bons ingredientes, todos naturais.
O sal de banho é benéfico para a limpeza do corpo, relaxante para os músculos cansados e doloridos, sendo um bom suavizante e desintoxicante para a pele pois possui propriedades curativas e saudáveis para o corpo.
Mas alguns sais de banho industrializados podem ser prejudiciais para o corpo e para o meio ambiente, dependendo se sua composição, por exemplo, se contiver o lauril sulfato de sódio, um componente que contribui para a formação da espuma do sal.
Por isso, é possível e é mais recomendável confeccionar sais de banho de forma caseira.
Mais adiante neste conteúdo, veremos várias receitas naturais para você fazer em casa os teus sais de banho, de forma simples e artesanal.
Existem vários tipos de sal que podem fazer parte da constituição dos sais de banho, ” Sal Inglês” ou “Sal Epsom”, por exemplos.
O Sal Epsom, pode ser usado como componente do sal de banho ou puro. Para isso, basta colocar um pouco dele na água quente da banheira. O banho com esse sal, e outros sais de banho naturais, possuem muitas propriedades curativas e benéficas para o corpo.
O uso do Sal de Epsom e outros sais naturais que servem para banho, conferem os seguintes benefícios:
Para fazer sais de banho caseiros, pode-se utilizar sal grosso, sal marinho, sulfato de magnésio (Sal de Epsom), glicerina vegetal, corantes naturais de alimentos, pétalas de rosas ou de outras flores, lavanda, erva-cidreira, erva-doce, camomila, menta e outras ervas ou óleos essenciais.
Cada erva, flor ou óleo essencial, trará benefícios diversos. Veja mais:
AROMATERAPIA: PERFUMES E AROMAS QUE FAVORECEM O BOM HUMOR
AROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES
Seguem algumas receitas caseiras de sais de banho com produtos naturais:
Ingredientes:
Modo de fazer:
Em um recipiente, misture todos os ingredientes e para utilizar o sal, coloque-o na banheira, bacia ou na bucha vegetal.
Ingredientes:
Modo de fazer:
Em um pedaço de tule, coloque a erva de sua preferência e misture com o sal grosso, faça uma trouxinha e amarre-a com uma fita. Pode-se acrescentar gotas de óleo essencial para dar um perfume especial ao banho. Prenda a trouxinha contendo os sais de banho com uma fita bem próxima à saída de água do chuveiro. Conforme a água for caindo, serão liberadas as propriedades das ervas, proporcionando bem-estar ao corpo.
Ingredientes:
Modo de fazer:
Misture o sal com o óleo essencial.
Se quiser colorir o sal de banho é só pingar água de beterraba.
Coloque em uma vasilha bem fechada.
Deixe, em repouso, por quatro dias para o sal absorver o óleo essencial.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque e misture em um recipiente, o sal marinho, as pétalas de rosas e a essência de rosa.
Deixe tampado, em repouso, por dois dias, até as pétalas desidratem e serem incorporadas ao sal.
Utilize essa mistura como esfoliante, antes do banho ou na banheira.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o sal marinho com o sulfato de magnésio.
Acrescente a erva de sua preferência.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um recipiente limpo, de vidro e com tampa, coloque o sal grosso e o sulfato de magnésio.
Adicione a essência e as folhas ou pétalas de flores.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ferva água, desligue.
Misture água fervida aos sais de banho, em uma bacia funda ou balde.
Depois é só mergulhar os pés, por 20 minutos e relaxar.
Enxague os pés e aplique um creme hidratante.
Lembre-se de etiquetar os recipientes escolhidos para guardar o sal de banho. Coloque a data de fabricação, a validade e a composição.
A durabilidade é de 6 meses.
Se quiser fazer de forma artesanal, para presentear alguém, pode-se fazer o sal de banho com várias cores, é só colocar gotas do corante de algum alimento (beterraba, açafrão, canela, café e outros).
Como usar
Os sais de banho podem ser utilizados das seguintes formas:
A utilização do sal de banho na banheira, embaixo do chuveiro ou em um escalda-pés promove bem-estar, relaxamento e descanso para o corpo, além de contribuir para aliviar ansiedade, dor de cabeça, problemas musculares ou cardiovasculares.
Quando quiser relaxar, lembre do sal de banho, pois, todo cuidado é um ganho, para PROMOVER NOSSO BEM-ESTAR!
Categorias: Como fazer
Publicado em 04/04/2022 às 4:29 pm [+]
Muito bom!