O óleo de gengibre é fácil de se fazer em casa e é uma ótima alternativa para os remédios contra a dor mas, não só.
Existem muitas maneiras da gente se beneficiar do gengibre: na alimentação – em saladas, refogados ou cozidos – com o gengibre fresco, raladinho; em chás, só de gengibre ou em conjunto com outras ervas de cura; em tintura e até em cápsulas.
Gengibre é um tubérculo de grande poder curativo indicado, especialmente, para melhorar nosso sistema imunológico.
Com o óleo de gengibre feito em casa você pode substituir qualquer remédio comum para dores reumáticas ou outras, com o benefício adicional de não ter contraindicações por efeitos colaterais adversos e ainda, se beneficiar da ingestão do tubérculo em sua melhor forma de apresentação, a crua.
Usos do óleo de gengibre
Entre os diversos usos do gengibre, o óleo de gengibre pode ser usado para:
- dores reumáticas e musculares
- problemas circulatórios
- problemas digestivos
Como se usa o óleo de gengibre
A forma de usar o óleo de gengibre vai depender do que você precise tratar com ele. Podemos sugerir alguns usos interessantes:
- Para aumentar sua energia, revitalizar a mente e o corpo, tome de 2 a 3 gotas diariamente em um pouco de água morna
- Para aliviar a artrite, as dores nas costas, as dores musculares e as derivadas da deficiência circulatória (por exemplo, dor nas pernas e pés), use 2 a 3 gotas em suaves massagens nos locais doloridos
- Para acalmar as dores de barriga, em caso de gases, cólicas ou diarreia, use 1 gota do óleo de gengibre, aplicado diretamente sobre o baixo-ventre, e faça massagens circulares no sentido horário
- Para acalmar as dores de garganta, sinusite ou rinite, faça inalação com água pura misturada com 1 a 2 gotas de óleo.
O que se pode tratar com óleo de gengibre
Com o óleo de gengibre pode-se tratar qualquer processo inflamatório (interno ou externo) ou digestivo assim como infecções, pois o óleo de gengibre tem ação antisséptica, anti-inflamatória, analgésica e expectorante.
- estômago e intestino – dispepsia, espasmos, cólicas, flatulência e indigestão. O uso do óleo de gengibre também é adequado para aqueles que precisam aumentar de peso pois ajuda a despertar o apetite.
- como desintoxicante – caso você se sinta intoxicado após alguma refeição mais pesada, ou na intoxicação alimentar de origem bacteriana ou virótica.
- como repelente contra o mosquito Anopheles culicifacies, vetor da malária e febre amarela.
- para tratar estrias – pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o óleo de gengibre é adequado para o tratamento da pele lesionada, cicatrizes com quelóide, problemas circulatórios dos fluídos que originam estrias e, melhor resultado ainda ao se misturar o óleo de gengibre com o óleo de coco, para este efeito.
- em problemas respiratórios – o óleo de gengibre é indicado em caso de tosse, dispneia, resfriado, gripe e asma pois age como expectorante, anti-inflamatório e antisséptico das vias aéreas.
- no alívio da dor – o efeito analgésico do óleo de gengibre é resultante da redução das prostaglandinas, que ativam os processos dolorosos de origem inflamatória.
- em problemas cardíacos – o uso do óleo de gengibre é um bom coadjuvante nos tratamentos preventivos de arteriosclerose, trombose e níveis elevados de colesterol. Neste caso, à ação anti-inflamatória se acrescenta a metabolização das gorduras e destruição das placas de colesterol acumulado.
- nos tratamentos de hipertensão arterial – o consumo frequente do óleo de gengibre em pequenas doses é coadjuvante no tratamento preventivo da hipertensão.
Como se prepara o óleo de gengibre em casa?
Do que você vai precisar?
- Um gengibre inteiro, fresco e saudável
- 200 ml de azeite de oliva.
Você vai precisar também de um ralador (para ralar o gengibre em fatias fininhas) e um pote que possa ir ao forno.
Como preparar?
- Lave bem o gengibre fresco, não tire a pele, e deixe secar.
- Coloque o azeite de oliva no recipiente que irá ao forno e vá juntando o gengibre à medida que o vai ralando, misturando bem.
- Ligue o forno em 150ºC e deixe ferver lentamente por 2 horas.
- Coe a mistura de azeite com gengibre em um coador de pano para retirar todos os pedacinhos do tubérculo.
- Esprema bem para aproveitar todo o azeite com gengibre.
Como conservar?
Guarde este óleo de gengibre em garrafa de vidro bem fechada, em lugar fresco e seco assim, a duração será até de 6 meses.
Esta receita veio do site Vida Lúcida.
Leia mais sobre Gengibre e seus Usos:
GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS
QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)
COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL
Publicado em 12/01/2021 às 9:44 pm [+]
Gostei muito e vou fazer