Índice
Para os apreciadores do Carnaval, os brilhos do glitter ou da purpurina não podem faltar. Porém, esses materiais não são nada bons para nós nem para o meio ambiente, simplesmente porque são feitos de plástico. Mas não fique triste folião, existem várias maneiras de você brilhar sem causar danos à saúde e ao planeta. Saiba como com as informações a seguir.
O glitter e a purpurina convencionais são feitos de plástico que poluem o meio ambiente e prejudica os animais. Além disso, podem fazer mal à saúde. Ninguém sabe quais são os efeitos do microplástico ao corpo humano, uma vez que essas partículas foram encontradas no sangue e no pulmão de pessoas vivas.
O glitter tem aspecto granuloso e serve para promover mais brilho e reflexo de luz na maquiagem carnavalesca. Já a purpurina é feita de pó fino cintilante e metálico, que traz luminosidade para a pele.
Para fazer glitter e purpurina ecológicos, basicamente serão utilizados os seguintes ingredientes:
O pó de mica é derivado de minerais naturais que são bem brilhantes e existem em diversas cores na natureza:
Esse material também é conhecido como pigmento em pó, e é muito utilizado na coloração de sabonetes e cosméticos.
Pode ser encontrado à venda em lojas especializadas em produtos para fazer cosméticos ou grandes e-commerces.
Os corantes naturais são de origem vegetal, muito usados na culinária e alimentação e podem ser úteis para colorir o glitter e a purpurina.
Esses corantes naturais são:
O sal marinho pode servir de aliado na hora de substituir o glitter. Basta misturar sal com o corante alimentício da cor de sua escolha e deixar secar de 3 a 4 horas antes de usar.
O ágar-ágar em pó é útil para confeccionar um glitter bem ecológico.
A manteiga de karité, altamente hidratante e muito utilizada na fabricação de cosméticos, vai servir para que o glitter fixe no corpo.
Agora que sabe dos ingredientes principais, veja como utilizar esses produtos para a confecção de glitter e purpurina sustentáveis.
Formada pela Universidade Católica do Paraná, a bióloga Lorena Mello Rodrigues, idealizadora da Macaia Eco Produtos Sustentáveis e Veganos (@macaiaeco) ensinou formas práticas de fazer glitter e purpurina em casa, tendo como base o pó de mica.
Você vai precisar de:
Material necessário
Modo de preparo:
Dica:
Você vai precisar de:
Material necessário:
Modo de preparo:
Esta outra receita tem como base a que foi passada por Luísa Celiberto, em matéria para o Guia da Semana. Trata-se de um glitter 100% biodegradável, tendo como base o ágar-ágar em pó.
Confira a receita:
Ingredientes:
Materiais:
Modo de preparo:
É importante fazer um teste passando um pouquinho de cada ingrediente da receita escolhida na parte interna do antebraço e deixando por 24 horas na pele, antes de usar definitivamente cada produto da formulação da purpurina e glitter caseiros.
Caso você não tenha tempo de fazer sua purpurina e seu glitter, já existem estes produtos ecologicamente corretos à venda no mercado.
Você pode encontrar esses produtos sustentáveis e biodegradáveis em lojas como:
Agora, com estas opções ecológicas, é possível pular o Carnaval Sustentável, de forma consciente e responsável, com a alegria de não prejudicar a natureza e nem outros seres!
Fontes:
Para mais informações de como ter um Carnaval sustentável, veja:
Carnaval sem glitter! Pois esse brilho é um perigo para todos!
Carnaval sem plástico em Veneza: Proibido confete e serpentina
Carnaval consciente e do bem: Fantasias sem plumas de animais
Carnaval: boicote também à purpurina. Chega de microplástico!
Fantasia de Carnaval: Improvise o look com o que tiver em casa
Máscara de Carnaval: Faça você mesmo reciclando materiais
Faça você mesmo confete ecológico, sustentável a custo zero
Carnaval: Menos luxo e ostentação com zero sofrimento animal
Carnaval Sustentável: 10 destinos para curtir com a Mãe Natureza
Categorias: Como fazer
ASSINE NOSSA NEWSLETTER