Como uma alternativa para colorir as cidades cinzas, que perderam seu verde natural ao dar lugar ao desenvolvimento urbano, e cooperar com o meio ambiente, os telhado verdes surgem para dar uma força às grandes metrópoles que veem seus espaços verdes cada vez mais reduzidos; sendo uma alternativa natural para refrescar e umidificar o ar poluído das cidades.
A técnica arquitetônica chamada telhado verde, consiste no plantio na cobertura de edifícios e residências, podendo ser: intensivo onde apresenta uma vegetação de porte arbustivo a arbóreo, com grama permanente, e requer adequado processo de impermeabilização, sistema de irrigação e drenagem; ou extensivo que possuí uma vegetação rasteira, geralmente gramínea, com baixa manutenção, nenhuma irrigação e menor custo se comparado ao intensivo e, ainda, o semi-intensivo que também exige sistema de impermeabilização e irrigação constante,e utiliza-se gramíneas e arbustos.
O objetivo principal é que os telhados verdes se tornem pequenos pulmões espalhados pelos grandes centros urbanos. Essess telhados colaboram com o aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado, melhoram o isolamento acústico e térmico do edifício que recebe o telhado, indiretamente reduzem o consumo de energia e, além disso, drenam as águas das chuvas, assim como absorvem a poeira e poluição e com isso .
Telhado verde plantado com espécies nativas, no L’História Vendée, um museu na França.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, analisou dois edifícios: um que possui telhado verde e outro cuja laje é de concreto. O estudo mostrou que o edifício com telhado verde chegou a ficar 5,3°C mais frio que o edifício de concreto, já a umidade relativa do ar foi 15,7% maior. Sendo que os dois edifícios localizam-se no centro de São Paulo e estão sujeitos a condições atmosféricas e de insolação semelhantes.
Para quem possui interesse e quer optar por um telhado verde, vale lembrar que se mal aplicado pode acarretar em infiltração de água e umidade dentro do edifício. Como o telhado verde requer uma infraestrutura adequada não vale só subir no telhado e plantar o que vier à cabeça, é importante contratar uma empresa ou consultoria especializada que estudará a capacidade da laje de suportar a estrutura e realizará a instalação da estrutura específica na cobertura do edifício ou casa.
Telhado verde em Chicago City Hall, Illinois
A estrutura consiste, basicamente em uma impermeabilização do telhado – quando laje – e se for de telhas de cerâmica é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão como base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados o adubo e a terra para o crescimento das plantas. São usadas mantas onduladas para impedir que o substrato escorra, e impermeabilização que evitarão as infiltrações, também, se faz necessário o uso de dutos de irrigação e drenagem que ajudarão a reduzir o barulho dentro da casa e manterão a temperatura constante.
E assim a bioarquitetura dá uma mãozinha para a melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
Fonte fotos: wikipedia.org
Fonte foto foto capa: Um jardim intensivo feito em Manhatan
Categorias: Bioarquitetura, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER