Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte promulgaram uma nova lei contra os desperdícios de um dos recursos naturais mais importantes, a água.
Todos os novos prédios da cidade serão, a partir de agora, obrigados a terem uma forma de recuperação das “águas cinzas” – estas são as águas usadas em pias, chuveiros e máquinas de lavar.
As águas cinzas deverão ser canalizadas, tratadas por filtragem e posteriormente bombeadas para outro tanque a partir do qual serão reaproveitadas para lavagem de áreas abertas – irrigação de jardins, lavagens de pátio, de carros, garagem e descarga nos vasos sanitários.
A água cinza corresponde a cerca de 50 a 80% do volume total que vai para o esgoto, o que corresponde a uma significativa economia tanto de água quanto dos valores a serem dispendidos pelos habitantes.
A medida é obrigatória para prédios públicos ou privados, industriais, habitacionais ou comerciais, que tenham um consumo de mais de 20 mil litros de água por dia.
O custo de implantação de uma alternativa deste tipo não é significativo para empreendimentos de grande porte como os visados na medida legal.
Fantástico!
Leia também:
ÁGUA DO COZIMENTO DOS ALIMENTOS: REAPROVEITE!
REUTILIZAR 90% DA ÁGUA DO BANHO COM UM SISTEMA SUPER SIMPLES
ÁGUA VIRTUAL: UMA DAS GRANDES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
FALTA DE ÁGUA EM SP: TRAGÉDIA ANUNCIADA HÁ 20 ANOS
O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NOS DIAS DE HOJE
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Bioarquitetura, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER