Dama da Liberdade: destroços da explosão em Beirute servem de material para artista plástica criar estátua símbolo de protestos
A artista libanesa, Hayat Nazer, se inspirou na tragédia literalmente.
Mergulhada de cabeça no que ocorreu há quase 3 meses na capital do seu país, a artista utilizou dos destroços deixados pela explosão para criar uma obra esplêndida e com ar de revolucionária: uma estátua de uma guerreira segurando uma espada e de cabelos ao vento.
A própria artista publicou algumas reportagens em sua conta no twitter.
VIDEO: Lebanese artist uses broken glass, rubble from Beirut explosion to make art#BeirutBlast #artists @hayat_nazer_v https://t.co/T1S3jswxjA
— Gulf Today (@gulftoday) October 22, 2020
Segundo a artista, a obra, além de marcar a explosão, é símbolo das manifestações que tomaram conta das ruas do Líbano há cerca de um ano, onde as pessoas lutavam por liberdade e falta de transparência no sistema político.
Os protestos foram considerados inéditos no país dominado pelos conservadores, onde a política é fortemente sustentada por setores religiosos, e culminou com a renúncia do Primeiro-Ministro à época, o bilionário Saad Hariri, cujo governo estava sendo investigado por corrupção.
A obra foi batizada de “Dama da Liberdade” e possui um relógio marcando 6:08, hora em que ocorreu a explosão no porto de Beirute.
A escultura é combativa e está em posição que convida as pessoas a sempre se lembrarem de lutar e reivindicar seus direitos.
Em suas redes sociais a artista diz
“Esta estátua representa o que o governo está fazendo por nós. Primeiro eles nos queimaram, depois viramos cinzas, vidros e um monte de entulho. Não vamos deixar isso acontecer novamente. Não não perdoaremos e nem esqueceremos. Vamos reconstruir Beirute e nos reerguer”.
Talvez te interesse ler também:
O Líbano e suas riquezas, atrativos e belezas
A maior árvore de Natal do mundo fica na Itália. Veja que maravilha!
Genial essa intervenção urbana nos bueiros da cidade
Categorias: Arte Urbana, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER