Nos centros das cidades encontram-se histórias, arquitetura de época e um ar gostoso de antiguidade que nem sempre é valorizado. Muitas vezes prefeituras do mundo inteiro menosprezam seus centros que ficam jogados, abandonados, sujos e perigosos. Uma pena não é? Mas em uma cidade no sul do Quebec, no Canadá, as coisas estão mudando.
O centro histórico da cidade de Sherbrooke há 15 anos vem ganhando cor e arte, e vem sendo reanimado pelo gosto de viver e ser valorizado.
Conta o site Amusing Planet que o primeiro mural foi feito em 2002 em celebração ao aniversário de 200 anos da cidade e desde então, praticamente a cada ano um novo mural é pintado.
Em estilo trompe-l’oeil (“engana o olho”, estilo que cria uma ilusão ótica e faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três), o trabalho é feito por artistas locais e supervisionado por uma organização sem fins lucrativos chamada M.U.R.I.R.S. (Murales Urbaines à Revitalização d’Immeubles et de Réconciliation Sociale). O objetivo é, além de reanimar o centro, criar uma grande galeria de arte ao ar livre e promover a arquitetura, a história e a cultura da cidade pois os murais retratam cenas da vida cotidiana de Sherbrooke em outros tempos.
Veja o detalhe da pintura, realmente uma obra de arte:
Aqui um outro mural:
Antes velhas paredes de reboque caído; hoje, murais maravilhosos:
Realmente uma galeria a céu aberto que encanta e ensina os habitantes de uma cidade a valorizarem sua história, sua arte e sua cultura. Vocês concordam?
Talvez te interesse ler também:
ARTISTA BRASILEIRO TRANSFORMA A CIDADE EM EXPLOSÃO GEOMÉTRICA DE CORES BRILHANTES
GRAFITEIRAS, MULHERES ÁRABES – BELEZA PELOS MUROS DO ORIENTE MÉDIO
Categorias: Arte Urbana, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER