Índice
O grafite musgo, também conhecido como Eco Graffiti, Moss Graffiti ou Graffiti Green, é uma alternativa para grafitar sem usar as latas de spray, poluentes e tóxicas. Com musgo e alguns outros ingredientes, é possível criar verdadeiras tintas naturais. Conforme o musgo vai crescendo, criações originais e verdes vão ganhando vida.
O grafite musgo é um dos métodos usados pela Guerrilla Gardening, uma espécie de movimento social pela ocupação verde nas cidades.
Para fazer o seu grafite escolha superfícies porosas, como paredes de tijolos ou outras paredes externas, de preferência localizada em sombra parcial e em um lugar bastante úmido.
Faça o seu grafite com musgo no outono ou primavera, de modo a estimular o seu crescimento e lembre-se de regá-lo de vez em quando com a ajuda de um vaporizador (spray) de água.
Você fará grafites fantásticos com impacto zero, usando um dos três métodos a seguir indicados. Veja tudo:
Lave o musgo, despedace-o e coloque-o no liquidificador. Adicione a água, o leite coalhado ou iogurte e o açúcar. Bata até a mistura ficar homogênea, suave e cremosa como uma pintura.
Se a mistura resultar muito líquida, engrosse-a adicionando aos poucos xarope de milho até obter a consistência de tinta. E mãos à obra, você só precisa criar o seu próprio grafite com a tinta musgo que obteve.
Pulverize o musgo com água de vez em quando para facilitar o crescimento e se precisar, dê mais uma mão de pintura.
Veja aqui o tutorial completo.
Você pode comprar o gel hidrorretentor – ou gel para hidrocultura – em lojas especializadas em jardinagem. Misture todos os ingredientes até obter uma mistura lisa. Em seguida, despeje-a em um balde, e comece a sua pintura ou o seu green graffiti.
Aqui o tutorial completo.
Despeje o musgo, a cerveja e o açúcar no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje a mistura em um recipiente com tampa. Use o pincel para pintar as paredes, à mão livre ou com um stencil. Pulverize água sobre o graffiti verde de vez em quando para incentivar o seu crescimento.
Veja aqui as instruções.
Talvez te interesse ler também:
URBAN X STITCH: GRAFITE EM PONTO CRUZ, AS ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DO GUERILLA KNITTING
LATA 65, A ARTE DE RUA QUE NÃO TEM IDADE E QUEBRA ESTEREÓTIPOS
CELLA: JARDINS EM MINIATURAS DENTRO E FORA DE CASA
Categorias: Arte Urbana
ASSINE NOSSA NEWSLETTER