Feng shui: 10 conselhos para decorar a casa


Feng Shui é uma arte tradicional chinesa de suporte à arquitetura em projetos de habitação e de escolha dos móveis para a decoração. Os espaços devem ser organizados de modo a criar-se uma verdadeira harmonia entre o interior e o exterior da casa. O termo Feng Shui lembra as palavras “vento” e “água” que, de acordo com a cultura chinesa, equivalem à saúde, felicidade, paz e prosperidade.

Os princípios do Feng Shui levam em conta a presença de campos magnéticos e energéticos na disposição dos móveis. Cada escolha tem como objetivo criar ambientes acolhedores que são capazes de promover o bem-estar das pessoas que ali vivem. Escolher decorar a própria casa com consciência, seguindo os princípios e os conselhos do Feng Shui permite passar o próprio tempo em lugares agradáveis, confortáveis e arrumados, ideais para momentos de relax, para receber amigos ou colegas de trabalho. Aliás, Feng Shui pode ser aplicado também no escritório.

Aqui estão algumas dicas úteis para aqueles que estão se preparando para decorar ou reformar suas casas ou simplesmente para deixá-las em ordem.

1. Decluttering

No Feng Shui, a ordem é a primeira regra. Antes de decidir mudar o sofá ou o espelho de lugar é bom trabalhar para livrar-se do supérfluo. O acúmulo de objetos não utilizados ou em desordem, de acordo com o Feng Shui, impede o fluxo de energia positiva e pode criar situações de estagnação e ter um impacto negativo sobre o bem-estar da vida doméstica. É oportuno então tentar arrumar a casa todos os dias e se livrar do que não precisa da forma mais ecológica possível, por exemplo, por meio de escambo, se pode trocar o que não te serve por algo que precise. Não acumule coisas e siga um princípio muito simples: basta o necessário!

2. Cores

Se você for pintar a casa a partir do zero ou mudar a cor das paredes da casa, preste atenção nas cores a preferir. A escolha não deve ser aleatória e deve ser adequada para cada ambiente. Na sala de estar, cores como vermelho ou laranja facilitam a conversa com a sua família ou amigos. O azul e o verde nos quartos promovem relaxamento e um sono reparador, enquanto o rosa estimula o romance e a paixão. O amarelo na cozinha estimula o apetite e fornece energia desde o início do dia no café da manhã.

3. Sala e Quarto

A disposição dos móveis é um dos princípios básicos do Feng Shui. Na sala, o sofá deve ser posicionado de modo que esteja virado para a porta de entrada. Assim, quem entra na casa percebe imediatamente a presença de um símbolo de acolhimento e hospitalidade. Além disso, o sofá deve ter seu encosto perto da parede para dar uma sensação de proteção a quem vai se sentar. A cama, para criar uma situação de maior relaxamento e tranquilidade, deve ser posicionada de modo que não se encontre diretamente em frente da porta. A porta deve estar longe do olhar enquanto se tenta pegar no sono.

4. Espelhos

Os espelhos podem obstruir o fluxo de energia positiva. De acordo com o Feng Shui não se deve ter espelhos visíveis no quarto. A presença de um espelho perto de sua cama poderia dificultar o sono. Uma sugestão válida seria a de colocar um espelho no interior das portas do armário ou num corredor fora do quarto.

5. Janelas

©Freepik

©Freepik

As janelas da casa devem ser grandes o suficiente para permitir usufruir, o quanto mais possível, a luz natural para a iluminação dos espaços internos durante o dia. Deve ser dada uma atenção particular às janelas que dão para uma rua movimentada. A passagem dos automóveis não deve perturbar a harmonia e a tranqüilidade da casa. Por esta razão, o Feng Shui recomenda proteger esta janela com uma cortina de cor clara, que não prejudique a entrada da luz natural.

6. Cozinha

A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado. A porta nunca deve ser posicionada atrás do cozinheiro, a fim de promover uma sensação de tranquilidade à quem cozinha. O fogão deve ser mantido sempre limpo, a fim de favorecer a abundância e prosperidade. O forno nunca deve ser colocado perto da geladeira ou da pia. Na cozinha, como em todos os outros cômodos, deve-se preferir móveis com formas fluidas e arredondadas. Atenção especial para os cantos das mesas.

7. Materiais

Para a decoração da casa Feng Shui sugere-se a escolha de materiais mais naturais possíveis, como a madeira, a pedra e o metal. Portanto, seria melhor evitar o uso de materiais plásticos. O piso e as janelas de madeira permitem obter uma continuidade, pelo menos do ponto de vista visual, entre os ambientes externos e internos da casa.

8. Banheiro

De acordo com o Feng Shui, o banheiro pode ser posicionado em qualquer lugar da casa. Há porém uma recomendação importante: a porta do banheiro não deve se abrir diretamente para a cozinha, de modo a evitar a propagação de germes. Em banheiros deveriam haver sempre uma janela, de modo a permitir uma ventilação adequada e garantir condições de luz que possam permitir sua utilização sem recorrer à energia eléctrica durante o dia.

9. As Escadas e Elevadores

As escadas no interior da casa devem ser sempre harmoniosas e não muito íngremes, além de terem os degraus de altura regular e construídos com materiais naturais e resistentes, como madeira ou pedra. Em projetos para escritórios, deve-se dar atenção especial à posição da escada ou do elevador em relação à porta de entrada. Como sugere o “Manual de Feng Shui”, o escritório não deve ficar de frente com uma escada ou elevador, pois isso dificultaria a sorte financeira.

10. Jardim

A horta e o jardim devem ser sempre zelados. Mesmo as plantas dentro de casa ou no terraço devem receber os cuidados necessários para evitar a presença de folhas secas e a sensação de desarrumado. A presença de áreas do jardim com plantas descuidadas dificulta o fluxo de energia positiva, favorecendo as emoções negativas. Cuidar da horta e do jardim é por sua vez uma terapia benéfica para a mente e o bem-estar interior.

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER TINTA ECOLÓGICA À BASE DE TERRA

NATAL: 10 PRESENTES FENG SHUI PARA A CASA

COMO FAZER VELA NATURAL, USANDO AZEITE E LARANJA

TER UMA PLANTA NO TRABALHO AUMENTA A PRODUTIVIDADE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Camila
    Publicado em 01/02/2024 às 11:59 am [+]

    Dicas top! Estou planejando a reforma de meu ape, quero criar equilíbrio e harmonia nos espaços e o feng shui é ótimo para isso. Já escaniei os cômodos no planner 5d, assim consigo testar as ideias e dicas 🙂 Vou já mudar a posição que tinha planejado para a cama pois não está respeitando essas dicas.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...