O Google Maps torna-se “acessível” e inclui em seus itinerários também caminhos viáveis com cadeiras de rodas e indicações para transportes públicos confortáveis e equipados para o correto transporte de pessoas portadoras de deficiências ou de necessidades especiais.
O aplicativo do gigante de Mountain View finalmente passou a pensar não apenas nas pessoas com deficiências motoras, mas também aos pais que se deslocam pela cidade com um carrinho de bebê.
Por enquanto, essas novas configurações de mapas estão ativas apenas em Londres, Nova York, Tóquio, Cidade do México, Boston e Sydney, mas logo chegarão a outros lugares.
A notícia vem de um post do gerente de produtos do Google, Rio Akasaka, que agradece ao Google por ter considerado a idéia de gerenciar informações sobre viagens com os meios de transportes mais confortáveis, incluindo rampas e elevadores.
“Nos centros urbanos – disse – os ônibus e os trens são muitas vezes a melhor maneira de se locomover, mas são um desafio para as pessoas que usam cadeiras de rodas ou que têm diferentes necessidades de mobilidade. Informações sobre quais estações e rotas são acessíveis nem sempre estão prontamente disponíveis ou fáceis de encontrar”.
Desta forma, o Google Maps disponibilizará tais informações automaticamente em “opção de viagem” especial. Para acessá-lo, basta indicar os pontos de partida e de chegada no Google Maps, depois clicar em “Direções”, selecionar “Transporte público” e “Opções”.
Paralelamente às tradicionais rotas (mais rápidas ou com menos transbordos), haverá o “acesso para cadeiras de rodas”. Aí o caminho escolhido aparecerá, em um estilo gráfico idêntico ao atual, com uma lista de rotas possíveis que levem em conta as diferentes necessidades de mobilidade de cada um.
Um futuro de inclusão é o que todos esperamos!
Categorias: Locomover-se, Transportes
ASSINE NOSSA NEWSLETTER