Índice
No último dia 8 de dezembro, terça-feira, o Núcleo de Paisagismo Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) premiou a cidade de Florianópolis com uma parada de ônibus totalmente sustentável. Localizada na Agronômica, rua Rui Barbosa, em frente à Casa do Governador e ao ProMenor, sentido Centro da cidade, o ponto conta com tecnologia de ponta e completamente sustentável.
O ponto de ônibus sustentável conta com vários aspectos positivos para o meio ambiente e também para os usuários, e a lista de benefícios é grande:
* Estrutura em aço – material 100% reciclável;
* Paineis fotovoltaicos – este modelo de parada consome a energia gerada pelo Sol, não sendo ligada a rede elétrica pública; para a sua iluminação, irrigação do telhado vivo e carregar os celulares;
* Lâmpadas LED (Light Emitting Diode / Diodo emissor de luz) – ilumina mais e consome menos, longa vida útil, não emitem radiação UV (ultra-violeta) nem IR (infra-vermelho);
* Entrada USB para recarregar o celular;
* Telhado verde – o telhado vivo proporciona conforto térmico aos usuários, aumenta a área verde e proporciona beleza e bem-estar;
* Irrigação autônoma – a irrigação do telhado verde é 100% feita pela reutilização da água da chuva;
* Chapas de MPS (Madeira Plástica Sustentável) – material 100% feito de plástico reciclado e utilizando mão de obra carcerária;
* Banco de madeira plástica – material 100% plástico reciclado;
* Acessibilidade – vaga exclusiva para portadores de deficiência
Um ponto de ônibus comum, segundo a prefeitura de Florianópolis, consome dos cofres públicos entre 10 e 12 mil reais. E, com tanto a oferecer, fica claro que a ACIF e as empresas responsáveis pelo ponto tiveram de gastar uma boa soma para sua realização, entretanto, não foi divulgado o valor total do projeto.
Se a lista acima já não for bastasse, há previsão de realizar mais instalações neste ponto sustentável, e provavelmente nos próximos que surgirem.
São eles:
Bicicletários: as paradas de ônibus que se localizarão próximo ao terminal e a ciclovia terão um bicicletário;
Instalação de um painel que irá fornecer informações sobre as linhas de ônibus que passam pela parada, com os horários das próximas chegadas.
São estas as iniciativas que ajudam a transformar o transporte público em um serviço eficiente que possa resolver o problema da caótica mobilidade urbana e reduzir as emissões de CO2 nas grandes cidades, causadas pela queima de combustíveis fósseis.
Com pontos de ônibus assim, a probabilidade de deixar o carro em casa é bem maior 🙂
Talvez te interesse ler também:
ÁUSTRIA: OS EXTRAORDINÁRIOS PONTOS DE ÔNIBUS EM KRUMBACH
KUTSUPLUS: UM MICROÔNIBUS PÚBLICO QUE FUNCIONA COMO UM TÁXI
Fonte e fotos: Acif
Categorias: Locomover-se, Transportes
ASSINE NOSSA NEWSLETTER