Índice
Duas grandes empresas de transporte coletivo – Scania e Itaipu Binacional – se uniram para apresentar o primeiro projeto brasileiro de ônibus abastecido por biometano extraído das fezes de aves poedeiras – como as galinhas, por exemplo.
As empresas têm empreendido esforços para desenvolver o projeto de utilização de biogás nos veículos. Primeiramente, o modelo de ônibus foi apresentado publicamente no Paraná e depois esteve em demonstrações nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
As pesquisas para o desenvolvimento do combustível renovável contaram com a cooperação do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER) e da Granja Haake de Santa Helena (PR), que produz biogás através dos dejetos de 84 mil aves e 750 bovinos.
É o resultado da limpeza e purificação do biogás produzido durante o tratamento de água e esgoto, aterros sanitários ou resíduos sólidos. Neste caso, o biometano é obtido através das fezes das aves. O gás é filtrado e depois envasado para ser utilizado como combustível para o ônibus que, de fabricação sueca, possui motor flex – GNV ou biometano – e emite 70% menos gases poluentes, se comparado ao ônibus a diesel.
Diversas outras pesquisas para o uso do gás biometano estão sendo empreendidas e aprimoradas em todo o planeta. Na Inglaterra, está em teste um ônibus que tem rodado sendo abastecido com um gás resultante do lixo e das fezes humanas.
Leia também: Bio-Bus: na Inglaterra um ônibus movido a lixo e excrementos
Categorias: Locomover-se, Transportes
ASSINE NOSSA NEWSLETTER