A partir de 2020, a Volvo limitará a velocidade de seus carros a 180 km por hora. O anúncio acaba de chegar da própria casa automobilística que quer mandar um sinal claro sobre os perigos de guiar um carro em alta velocidade.
A Vison 2020 da empresa pretende eliminar das estradas as vítimas que dirijam uma Volvo. Este é um dos objetivos mais ambiciosos em termos de segurança no setor automotivo. Consciente do fato de que a tecnologia sozinha não conseguirá levar o número de mortes a zero, a Volvo Cars está implementando várias estratégias para ter sucesso no objetivo. E a primeira destas será limitar a velocidade máxima a 180 km / h.
Não é tudo, mas já é alguma coisa para reduzir o número de vítimas. Um estudo recente conduzido pelo conselho europeu de segurança viária mostrou que, se você diminuir a velocidade média de 1 km, terá 2100 mortes a menos por ano.
“A Volvo é líder em segurança: sempre fomos e sempre seremos”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da empresa. “Graças às nossas pesquisas, sabemos onde estão as áreas problemáticas quando se trata de acabar com ferimentos graves e acidentes fatais em nossos carros e, mesmo que uma limitação de velocidade não seja uma cura para todos, vale a pena fazê-lo se você puder economiza uma vida.”
O problema do excesso de velocidade é que acima de certos limites, a tecnologia de segurança no carro e o projeto de infraestrutura inteligente não são mais suficientes para evitar ferimentos graves e acidentes fatais. É por isso que os limites de velocidade estão em vigor na maioria dos países ocidentais, mas o excesso permanece onipresente e é uma das causas mais comuns de mortes nas estradas.
Por este motivo, a Volvo pretende combinar estes aspectos, por um lado, limitando a velocidade dos seus veículos e, por outro, estudando novos sistemas de controle de velocidade inteligente e de geofencing, que limitam automaticamente as velocidades perto de escolas e hospitais.
Talvez te interesse ler também:
CELULAR AO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE
OS VEÍCULOS DO FUTURO: MOBILIDADE AUTÔNOMA, ZERO EMISSÃO E CONEXÃO INTERNET
Categorias: Carro, Locomover-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER