Índice
Está na internet um vídeo excelente, de grande criatividade, feito pelo Ministério do Interior da Espanha, buscando incentivar a população espanhola a deixar seus veículos em casa. Mesmo sendo na Espanha, a realidade exibida no vídeo é totalmente similar ao que acontece nas grandes metrópoles brasileiras. Começamos a semana de mente leve por conta do descanso do final de semana, mas, com o passar dos dias, as coisas vão ficando feias.
O estresse, porém, não acontece por conta de um dia ruim no trabalho ou na escola, mas sim por conta de fatores que ocorrem no trânsito, quando optamos por nos deslocar de carro.
Tudo começa, literalmente, no início. Assim que o protagonista, um senhor de meia idade que acorda cedo para trabalhar, retira o carro da garagem e quase bate no automóvel do vizinho que faz o mesmo. Em seguida espera um senhor de idade atravessar na faixa, como é de seu direito, para depois prosseguir.
Quer dizer, prosseguir é força de expressão, pois o trânsito nas vias principais está completamente parado (alguma semelhança com as vias daqui?), e, por fim, encara a luta de sempre para conseguir uma vaga para estacionar. Tudo na paz e na calma.
Mas a rotina se repete todos os dias e o homem paciente dá lugar a uma pessoa estressada, briguenta e infeliz. Até que, no clímax do vídeo, com o protagonista “brigando” com o motorista que sempre lhe rouba a vaga do estacionamento no trabalho, surge um ciclista que passa tranquilamente por todo o caos urbano que o protagonista enfrenta todos os dias.
A campanha encerra com a seguinte mensagem: “Todos os dias é o mesmo dia. É hora de mudar. Ande de bicicleta, a pé ou com transporte público e use o carro somente quando realmente necessário”.
O protagonista fica espantado e com inveja da cena em que o ciclista segue com caminho livre rumo ao seu destino.
Aqui no Brasil, o brilhante escritor Nelson Rodrigues criou a expressão “complexo de vira-lata”. Isso porque ele acreditava, corretamente, que o brasileiro pensa que tudo o que é feito lá fora é melhor do que o que é feito por aqui.
É até costumeiro observar brasileiros usando exemplos lá de fora para criticar os políticos principalmente.
Agora, algumas políticas públicas surgem no país em concordância com o que é feito lá fora, nos países de primeiro mundo, e muitos reclamam afirmando uma incompatibilidade com a “cultura brasileira” e a topografia do Brasil. Uma vergonha e demonstração total de conveniência. Escolho o que me apetece e descarto o restante.
Tomara que este vídeo ajude a mudar o Brasil e o mundo a deixar o carro em casa para trabalhar e na hora de ir à padaria a poucos metros de casa, como acontece em alguns lugares onde o cidadão não consegue sair de casa para comprar pão sem utilizar o automóvel.
Leia também:
COMO SERIA O MUNDO SEM CARROS?
USP REVELA COMO O DESLOCAR-SE NAS CIDADES IMPACTA NA SAÚDE
COM FRAUDE, VOLKSWAGEN PODE TER CONTRIBUÍDO COM 1 MI DE TONELADAS EM POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Fonte foto: youtube
Categorias: Carro, Locomover-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER