Os carros elétricos poderão ser abastecidos graças às suas próprias rodas. Não é ficção científica, mas o resultado do trabalho de pesquisa dos laboratórios da Goodyear, que desenvolveu o protótipo de um pneu que pode recarregar as baterias de veículos elétricos, simplesmente usando o calor produzido pela própria borracha e também pela luz solar.
Cada vez mais surgem soluções para darmos adeus aos combustíveis fósseis, optando por soluções mais limpas na geração de energia, e a mais recente das inovações vem do Salão Internacional do Carro em Genebra.
O novo pneu foi chamado de BHO3 e permite recarregar as baterias transformando o calor gerado pela rotação da roda, em eletricidade. Os pneus produzem electricidade graças aos materiais piezoelétricos com os quais são fabricados, conseguindo capturar e transformar o calor gerado durante a condução, em energia. Não há necessidade de uma quantidade especial de velocidade. O calor – consequentemente, a energia – é gerado em condições normais de condução.
Os materiais utilizados pela Goodyear são capazes de otimizar a capacidade de geração de energia da borracha, bem como a sua resistência ao rolamento.
E não é só isso. O carro elétrico pode se recarregar mesmo quando parado, quando estacionado, graças ao sol. O BH03 foi desenhado com uma textura especial que tem a capacidade de aumentar tanto a absorção do calor, quanto da luz. Com efeito, a luz solar aquece os pneus, assegurando uma maior produção de energia elétrica.
“Um conceito inovador que poderia mudar radicalmente o papel dos pneus no futuro”, garante a empresa. “As tecnologias futuristas estendem a imaginação e dão um gosto de inovações práticas quem podem estar ao nosso horizonte. Como a demanda por carros elétricos cresce cada vez mais, esta tecnologia tem o potencial de contribuir significativamente para a solução dos problemas de mobilidade”.
Uma opção deste tipo, se fosse viável a curto prazo, ajudaria a superar um dos pontos críticos atuais dos veículos elétricos: a necessidade de energia. Ainda que os carros elétricos não emitam gases causadores do efeito estufa, eles são muitas vezes criticados pelo fato de que a eletricidade necessária para o seu funcionamento, não é sempre produzida de fontes de energias renováveis…A solução, portanto, poderia vir dos seus próprios pneus?
Leia também: iCar: o primeiro carro elétrico com condução automática
Fonte fotos: Goodyear e YouTube
Categorias: Carro, Locomover-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER