Por incrível que pareça, paneis fotovoltaicos acoplados em bicicletas (quadro, caixa e também nas rodas) não são de todo uma novidade. Mas um painel que possa ser instalado em qualquer bicicleta, sem ter de comprar uma nova, agora é possível graças a Weely, a roda que produz energia do sol, amiga do meio ambiente e dos ciclistas.
Os módulos fotovoltaicos geram eletricidade em corrente contínua, a mesma que faz funcionar todos os dispositivos eletrônicos portáteis que usamos rotineiramente. As baterias desses dispositivos devem ser recarregadas com freqüência com a ajuda da corrente elétrica.
Mas como fazem os ciclistas para recarregar baterias quando estão ao ar livre? às vezes por dias a fio em lugares longínquos, curtindo a natureza?
Não é fácil encontrar uma tomada 110/220V dependendo de onde se vai, e é aí que entra Weely na vida dos ciclistas aventureiros.
Se os módulos fotovoltaicos estão a bordo da bike, o problema se resolve instantaneamente colocando Weely em uma das rodas da bicicleta. A inserção fotovoltaica nas rodas pode ser usada para carregar dispositivos eletrônicos portáteis, mas também pode ser utilizado para veículos dotados de propulsão elétrica.
O sistema está em um nível pré-industrial de desenvolvimento e buscando investidores para ser colocado em vendas dentro de uns dois meses, não excluindo a possibilidade de usar o crowdfunding para tal.
A invenção teria um custo de menos de 200 euros (uns 600 reais).
Interessante!
Fonte foto: pratiche3.wix.com
Leia também: Smart Bicycle: a bicicleta com um radar que vibra quando detecta obstáculos
Categorias: Bicicleta, Locomover-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER