Andar de bicicleta com temperaturas congelantes? Uma coisa muito normal em Oulu, uma cidade na Finlândia, onde qualquer pessoa que possui uma bici, se locomove com ela mesmo se o termômetro estiver marcando menos 20 graus.
Não há clima bom ou ruim, há condições favoráveis ao implemento desse tipo de mobilidade sustentável. É isso que nos ensina essa cidade localizada ao norte da Finlândia, com cerca de 150.000 habitantes e conhecida pela alta porcentagem de pessoas que viajam de bicicleta, mesmo no inverno.
Em geral, o país é o sexto no mundo quanto ao uso das duas rodas, mas em Oulu, no inverno, 12% da população escolhe esta mobilidade sustentável. Uma porcentagem muito alta que, em outras cidades, não se atinge nem mesmo nos meses de verão.
E detalhe, considere que as temperaturas atingem até os vinte graus negativos. Esse hábito é incentivado pela administração da cidade: não só existem excelentes ciclovias, mas também espaços adequados para deixar as bicicletas.
Recentemente, Pekka Tahkola, um engenheiro urbano da Navico Ltd, tirou uma foto impressionante no pátio da Escola Global Metsokangas. Bicicletas na neve: porque mais de mil estudantes a usam, enquanto o restante vai à escola a pé. Há pouquíssimas pessoas que viajam com o transporte público ou de carro.
1000 out of 1200 kids in this school in #Oulu, #Finland, arrive by #bicycle, even in winter. 100-150 walk, rest by ski, kicksleds and car. This day it was -17°C.
@WCCCalgary2019 #WCC2019 #wintercycling pic.twitter.com/8vgDEMf56R— Pekka Tahkola 🇺🇦 (@pekkatahkola) February 6, 2019
Andar de bicicleta no inverno certamente requer uma dose extra de força de vontade. Nos primeiros cinco minutos, o frio assola o rosto, mas depois de alguns metros o corpo começa a se aquecer por causa do movimento.
Os benefícios são enormes seja para as pessoas, que para o meio ambiente.
Parabéns aos habitantes e à administração dessa cidade.
Talvez te interesse ler também:
Este empreendedor compra e recupera bicicletas para dar a estudantes pobres, vamos ajudá-lo!
A primeira ciclovia do mundo feita de plástico reciclado do lixo
Esta empresa paga de 5 a 10 dólares por dia para seus funcionários irem de bici ao trabalho
Categorias: Bicicleta, Locomover-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER