Dunas de areia de um azul intenso em Marte: esta é a curiosa descoberta do Mars Reconnaissance Orbiter (Mro) da NASA. A descoberta foi feita na cratera de Lyot, a maior da região de Vastitas Borealis em 24 de janeiro (mas fora muito pouco divulgada).
As dunas de areia acumulam-se frequentemente nos planos das crateras e estas, em particular, são chamadas dunas barcane, ou meia-lua, devido à sua forma típica, devido à direção preferencial do vento que sopra sobre a areia. Marte é povoada por muitas dunas de diferentes formas, que tornam o estudo de sua superfície fascinante, mesmo do ponto de vista puramente “artístico”, explica este instituto italiano de astrofísica.
Não só isso: definido pelo naturalista russo Alexander von Middendorf em 1881, elas não são nem mesmo características de Marte, porque também existem em nosso planeta, especialmente em áreas como o deserto do Turquestão, na Ásia Central.
Mas a peculiaridade desta descoberta está na cor, que, como visto a partir da imagem, é de um azul turquesa muito intenso, o que indica uma situação físico-química diferente. Em outras palavras, os cientistas explicaram que o material é provavelmente mais fino ou até mesmo feito de uma composição química diferente da zona circundante.
A imagem foi obtida durante o projeto Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, mas atualmente não há informações sobre a estrutura da areia nem hipóteses sobre sua origem. Quem sabe, talvez analisando a composição deste material, possa-se encontrar outras pistas sobre o Planeta Vermelho, o mais provável candidato do Sistema Solar a haver vida.
Por enquanto, o que é certo é que Marte sempre traz muitas surpresas e que grande parte de sua história (e de seu futuro) ainda precisa ser estudada.
Talvez te interesse ler também:
ELON MUSK E SEUS PROJETOS CONTRA A EXTINÇÃO DA HUMANIDADE
MATRIX? O UNIVERSO É APENAS UMA PROJEÇÃO, UM HOLOGRAMA!
GANHE ANOS-LUZ DE SABEDORIA CONHECENDO A DIMENSÃO DO UNIVERSO E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO
Categorias: Informar-se, Universo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER