Índice
Para quem perdeu o espetáculo celeste com a chuva de meteoros que ocorreu no mês de abril, poderá apreciar no mês de maio um show luminoso com cometas e meteoros!
Segundo informações dadas por Gustavo Rojas (@gurojas), físico da Universidade Federal de São Carlos à Revista Galileu e confirmadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), teremos no começo desse mês a famosa chuva de meteoros Eta Aquarídeos.
Cometas são resquícios congelados da formação do Sistema Solar que a medida que se aproximam do Sol evaporam gradativamente, deixando o rastro (cauda) constituído por detritos.
As partículas de poeira deixadas no caminho da passagem do cometa podem penetrar a atmosfera terrestre, originando as chuvas de meteoros.
Em maio, teremos a oportunidade de vislumbrar o recém descoberto cometa C/2020 F8 (Swan) e para você poder observar essa aparição celeste, segue uma lista desse e outros eventos astronômicos. Lembrando que além da chuva de meteoros teremos o encontro de planetas!
Para você se preparar para admirar os adventos celestes como a chuva de meteoros, a passagem de um cometa, o encontro da Lua com Marte e a “partida” do planeta Vênus, fique de olho nas datas a seguir:
Teremos neste dia as chuvas de meteoros Eta Aquarídeos provocadas por partículas de poeira deixadas pelo famoso Cometa Halley. Em condições favoráveis (clima, localização e visibilidade), será possível ver esse fenômeno da passagem de até 50 meteoros por hora. Para poder testemunhar esse acontecimento, olhe na direção leste a partir das 3 h.
A Lua na fase minguante irá fazer uma passagem perto de Marte, o planeta vermelho, na sexta-feira, 15, de madrugada. Além disso, os planetas Júpiter e Saturno também poderão ser vistos na Constelação de Capricórnio, próximos a esse encontro.
Em março deste ano, foi descoberto o cometa C/2020 F8 (Swan) que mostrará seu brilho máximo por volta do dia 20 de maio. Para ver esse cometa em seu apogeu, use binóculos direcionados ao horizonte norte, durante o final da madrugada.
O planeta Vênus, conhecido como “Estrela D’Alva” que tem aparecido no céu vespertino (após o pôr do Sol), a oeste, acompanhado do planeta Mercúrio. Em junho mudará sua posição e passará a ser visível a leste, antes do amanhecer.
Neste vídeo, Richard do canal Galeria do Meteorito dá detalhes e esclarecimentos sobre os eventos acima e outros fenômenos cósmicos que irão ocorrer no mês de maio.
Agora que você já sabe quando irão ocorrer esses fenômenos extraordinários, fique ligado (a) para poder contemplar essas belas atrações celestes!
Talvez te interesse ler também:
Pentágono confirma a autenticidade das imagens de OVNIs registradas durante missões aéreas
Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30
Ganhe anos-luz de sabedoria conhecendo a dimensão do universo e a importância do ser humano
Fonte foto: Cometa Swan – NASA
Categorias: Universo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER