Índice
Quando um astro resolve ser protagonista no céu, nós aqui embaixo somos tomados por um sentimento que, de uma forma misteriosa, conecta-nos com todo o universo.
Na próxima segunda-feira, 14, essa sensação tem toda a potência para acontecer. É que a segunda superlua de 2016 vai aparecer no céu, sendo a mais próxima da Terra desde 1948.
De acordo com Marcelo Girardi Schappo, professor de física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): “A órbita da lua em torno da Terra não é um círculo perfeito, mas levemente achatada. Isso significa que ela tem um ponto da órbita que está mais próxima do nosso planeta, chamado perigeu, e outro ponto de afastamento máximo, o apogeu. A superlua ocorre quando a lua cheia coincide com a passagem dela por seu perigeu orbital”, conforme informou o professor ao DC.
A superlua é um fenômeno que ocorre quando o período da lua cheia coincide com a passagem mais próxima da Terra, o que faz com que ela fique com aparência de ser até 14% maior e 30% mais luminosa.
O horário em que a lua chegará ao perigeu será às 20h56min do dia 14 de novembro. Quem deseja observar a superlua deve procurar um lugar aberto, afastado das luzes artificiais da cidade.
O melhor momento para observar a superlua será quando ela nascer, a Leste, às 19h56 de segunda-feira, nas cidades onde há o horário de verão. O tamanho da lua parece ainda maior quando próxima da linha do horizonte.
Aproveite esta oportunidade porque a próxima superlua acontecerá novamente só daqui a 20 anos!!
ECLIPSE DA SUPERLUA: AS MELHORES FOTOS E UM SUPERVÍDEO
OS EFEITOS DA LUA CHEIA SOBRE O HOMEM, PLANTAS E ANIMAIS
Categorias: Informar-se, Universo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER