Índice
As águas-vivas são criaturas fascinantes e que despertam muita curiosidade. Além disso, seus ricos atributos estão atrelados a vários significados espirituais. Saiba mais sobre esse enigmático ser marinho e suas simbologias.
As águas-vivas são animais pertencentes ao filo Cnidaria. Também conhecidas como medusas, produzem substâncias urticantes que as auxiliam na captura das presas.
Elas não possuem cabeça, sistema circulatório, órgãos para respiração ou para excreção.
O sistema nervoso é difuso e a boca localizada na parte inferior do corpo.
Seu corpo se assemelha a um guarda-chuva ou sino com tentáculos, que são cobertos por células chamadas de cnidócitos.
Este ser contém coroas de tentáculos com células urticantes (que queimam), os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto.
Através de suas dezenas de tentáculos, as águas-vivas se defendem dos seus predadores.
O corpo da água-viva é formado por 95-99% de água, daí a razão de seu nome popular.
Veja mais informações sobre como é a água viva neste vídeo, do canal Conta+Uma:
A água-viva é uma criatura oceãnica que possui atributos interessantes, tais como:
As águas-vivas agem movidas pelo instinto.
Para se alimentarem e se defenderem, elas utilizam seus tentáculos.
Essas criaturas não possuem uma biologia complexa.
Elas não têm cérebro, olhos, ossos, coração e outros órgãos vitais.
Possuem um mecanismo de sobrevivência bem simples.
As águas-vivas seguem o fluxo do oceano. Dessa forma se locomovem e se movimentam.
As águas-vivas, apesar de parecerem frágeis e serem desprovidas de mecanismos mais refinados de sobrevivência, elas conseguem se alimentar, defender e se preservar frente às ameaças que lhes aparecem.
As águas-vivas não são seres fortes e nem dispõem de muitos recursos cognitivos. No entanto, para compensar essa limitação, elas se defendem através de seus tentáculos que ao tocarem quem passar por seu caminho, provocam queimadura e dor.
Essa criatura é um ser enigmático e misterioso, porque passa parte do seu tempo nas profundezas do oceano.
As águas-vivas são seres que podem se regenerar completamente.
Se feridas, elas podem mudar sua estrutura celular e voltar a um estágio anterior de seu desenvolvimento, que é um pólipo. Então, começam um novo ciclo para se tornarem águas-vivas adultas.
Além disso, as águas-vivas são uma das poucas criaturas que podem se adaptar e sobreviver em zonas mortas oceânicas, ou seja, áreas poluídas e com pouco oxigênio.
Por conta de seus atributos, a água-viva possui os seguintes significados espirituais:
Como a água-viva se deixa guiar pela natureza e por seus instintos, seu significado está associado a confiar no fluxo da vida e a parar de resistir ao seu movimento e às mudanças.
Essa criatura com seu comportamento relaxado se mantém calma, seguindo sua natureza e o movimento das marés.
Nesse contexto, seu significado remete a deixar de alimentar a ansiedade e de querer ter controle sobre tudo.
Como a água-viva é uma criatura simples, seu significado está associado também a viver com simplicidade, parando de complicar a existência.
Embora a água-viva pareça vulnerável e indefesa por fora, ela possui uma força que a protege dos perigos.
Nesse sentido, seu significado está relacionado em confiar na força interior e nas potencialidades internas, que cada um de nós tem dentro de si.
Para místicos, metafísicos e esotéricos, os animais podem servir como mensageiros espirituais e o aparecimento deles podem trazer alguma mensagem ou aviso para nós.
No caso da água-viva, ver ou ter contato com essa criatura pode representar uma chamada para despertar da inconsciência, distração ou ignorância.
O corpo da água-viva tem a forma de um sino, que por sua vez é um instrumento que simboliza o despertar.
Outro aspecto é que quando alguém se confronta com uma água-viva no mar, geralmente está distraído e acaba sendo tocado de forma dolorosa pelos tentáculos dela. Isto simbolicamente quer dizer que, por vezes, só despertamos por meio da dor.
Entre vários mitos associados à água-viva tem um relacionado ao povo Inuit, cuja lenda é contada pelo dinamarquês Knud Rasmussen (1879–1933), filho de um missionário que cresceu no oeste da Groenlândia entre o povo Kalaallit, uma tribo Inuít.
Knud Rasmussen registrou essa história folclórica no conto “O Menino do Fundo do Mar”.
De acordo com esse conto, havia uma vez uma mulher casada com um homem abusivo que batia nela regularmente. Finalmente, a mulher se cansou e fugiu.
Percebendo que estava grávida, ela foi até a casa de um morador e implorou para ser acolhida para que pudesse ter seu bebê com segurança. No entanto, ele se recusou a ajudá-la. E o mesmo ocorreu quando ela pediu ajuda aos outros aldeões.
Desesperançada, a mulher se jogou no mar e afundou como uma pedra. No entanto, ao chegar ao fundo do mar, ela percebeu que ainda estava viva. Então, construiu uma casa para ela.
O bebê dela nasceu e tinha uma aparência diferente. com grandes olhos feitos de água-viva, cabelo de algas marinhas e sua boca parecia um mexilhão.
Os dois viveram felizes no fundo do mar até que o menino cresceu e ficou curioso para conhecer a superfície do oceano.
Sua mãe cedeu e disse ao filho que quando ele se deparasse com alguém, que ele ficasse o mais assustador possível. E dessa forma, quando os aldeões o viam na superfície do mar fugiam de medo dele.
Se tiver um sonho com água-viva, considere seu momento atual e as emoções que vem sentindo.
Os sonhos são muito específicos e a interpretação depende da realidade de cada sonhador. No entanto, os atributos e significados espirituais da água-viva podem ser adaptados ao contexto do sonhador.
Com base no simbolismo e significados da água-viva, os sonhos com este ser podem sinalizar as seguintes mensagens do inconsciente:
Uma água-viva grudando no sonhador pode significar que seu inconsciente está tentando alertá-lo sobre algo que ele está ignorando ou evitando em sua vida e que é preciso colocar atenção e resolver, antes que seja tarde e fique mais difícil solucionar o problema.
Sonhar que está flutuando no mar com águas-vivas ao redor, mas não se sente ameaçado, pode significar que o sonhador sente-se seguro e confiante com uma decisão e não teme os desafios para seguir em frente.
Sonhar que se observa uma água viva no fundo do oceano, pode ser uma mensagem do inconsciente para observar mais as nuances de si frente à vida, e mergulhar dentro de seu mundo interno para se autoconhecer.
A escolha de ter uma tatuagem de água-viva pode ser uma forma de expressar ao mundo que se é uma pessoa que valoriza o diferente, a originalidade, a intuição, a naturalidade e a força da simplicidade.
Neste vídeo do canal Professor César Milani, é apresentada uma linda água-viva da espécie Chrysaora plocamia, conhecida pelo nome comum de urtiga-marinha-sul-americana:
Como visto, a águas-vivas simbolizam o fluxo, o instinto, o movimento e a simplicidade. Por isso, ela nos ensina que não precisamos resistir aos processos da vida e que é melhor deixar que ela nos guie naturalmente.
Ela nos traz como lição que a vida tem a sua inteligência e quando nos deixamos guiar por ela, tudo fica mais simples.
Fontes:
Para mais conteúdos sobre Simbologias e Significados, veja:
Simbologias e Significados Espirituais do Coelho
Maneki Neko: significados e origem do Gato da Sorte do Japão
Tomilho: significados espirituais e mágicos da planta
Todos os significados da Gerbera: a flor da energia positiva
A Lua e seus Muitos Significados
Tartaruga: símbolo da longevidade. Veja lendas e significados
O significado espiritual do Corvo, um animal encantador!
Conheça o profundo significado da palavra Maktub
Carneiro: Símbolo e Significado Espiritual em Várias Culturas
Gotas de Orvalho: Significado Espiritual e Poder Curativo
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER