Índice
A chave é um utensílio muito útil que nos serve de proteção e segurança. Por isso, costuma estar associada a vários atributos como sigilo, cuidado, hermetismo e zelo.
Além de suas utilidades e finalidades, a chave é um símbolo milenar que encerra vários significados espirituais.
É o que veremos a seguir.
Chave vem do latim clavis “chave, tranca”.
O significado literal da palavra chave, está principalmente relacionado a seu emprego como utensílio de abrir e fechar fechaduras de portas, cofre e baús.
Mas por chave se entende muitas outras coisas: na música é nota musical (clave): instrumento de afinação de arpa, piano; na gramática é um sinal gráfico.
Por chave também se entende transmissão de bens e imóveis (passar a chave); pessoas, lugares, situações estratégicas (ponto chave, equipe chave) e tudo aquilo que desempenhe um papel principal é chave!
No sentido figurado, chave pode ser usada em expressões como:
Em vários povos, a chave é usada como talismã ou amuleto para canalizar energia destinada à abertura de portais que permitam acesso às boas vibrações e para desbloquear a abundância na vida da pessoa.
Na Grécia, acredita-se que 3 chaves carregadas juntas ajudam a abrir as portas para o amor, a riqueza e a saúde.
Na Turquia, há uma tradição de enterrar as pessoas com uma chave, a fim de abrir a porta para a vida após a morte.
Algumas das superstições e simpatias relacionadas à chave são:
Na antiguidade, a chave era usada como objeto de sorte, por isso, as pessoas a colocavam pendurada na parede ou a carregavam no bolso.
As antigas parteiras judias, tinham o costume de colocar uma chave em uma das mãos da mulher que estava para dar à luz, a fim de dar abertura para o bebê nascer, através de um parto tranquilo
Na Rússia colocar as chaves na mesa é de mau agouro, relacionado a perdas e infortúnios.
Em algumas partes da Europa Oriental, colocar uma chave de cabeça para baixo na parede, ao lado da cama favorece ter bons sonhos.
Quando os enamorados trocam as chaves, é uma forma de abrir as portas do coração um para o outro. É uma simbologia de amor e reciprocidade.
A chave, como símbolo, faz parte de diversas culturas.
Sua simbologia está atrelada a conhecimento, iniciação, ciclos espirituais, hermetismo e ocultismo.
Veja algumas simbologias relacionadas à chave:
Hécade, era tida pelos antigos gregos como deusa das terras selvagens, parto e do mundo oculto, por isso, era considerada uma deusa guardiã dos mistério e do ocultismo.
Hécade aparece representada em várias imagens segurando uma tocha e uma chave.
Esta deusa era associada às encruzilhadas dos caminhos, magia e o conhecimento de ervas e plantas.
Jano foi um deus romano ligado às decisões, escolhas, transições e transformações.
Para os romanos esse deus tinha poder sobre todos os começos e mudanças.
O deus Jano é associado às passagens, bem como às transições.
Ele aparece representado em imagens com uma face dupla, cada uma olhando para um lado oposto, que simboliza o passado e o futuro e em uma mão ele segura uma chave e em outra um bastão.
Fonte foto: Mitologia em Português
Na Bíblia, no Novo Testamento, existem passagens que fazem referência às chaves.
Por exemplo:
Em, Mateus 16: 18-19, Jesus simbolicamente dá a São Pedro as chaves do céu.
Estes dois versículos justificam porque o discípulo Pedro é considerado o Santo detentor das chaves do Céu:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Em referência a isso, a Igreja Católica adotou a tradição de dar, cada vez que um Papa é nomeado, duas chaves no formato de cruz, uma de ouro e outra de prata, a primeira simboliza o poder sobre os céus e a segunda sobre a terra.
A Chave de Salomão (ou Clavícula de Salomão) é uma coleção de manuscritos contendo feitiços antigos hebraicos, inspirados em ensinamentos cabalísticos e talmúdicos. Estes manuscritos fazem parte da obra “O Tratado Mágico de Salomão” um rei considerado feiticeiro.
Também chamada de Cruz Ansata ou Cruz da Vida, é um símbolo cuja forma lembra muito uma chave. É um dos símbolos mais populares do Egito Antigo que com certeza você já viu por aí.
A Cruz Ansata representa a vida eterna, a proteção espiritual, o conhecimento superior pois é a chave que conecta o mundo dos vivos com o mundo dos mortos.
Fonte foto: Wikipedia
Há 700 anos é tradição acontecer a Cerimônia das Chaves na Torre de Londres, às 21h52, no qual ocorre o ritual de fechamento de seus portões, realizado pelos guardas desse local.
No esoterismo, a chave representa as provas e iniciações que todo iniciado passa para adentrar às portas de outros templos mais elevados.
Em testes psicológicos, o arquétipo da chave está associado a como uma pessoa se relaciona com sua família e a importância desta para a pessoa.
Quando a família, através dos pais, tem uma ação positiva na vida de uma pessoa, pode ajudá-la a se abrir para a vida. Caso contrário, pode prejudicar a tal ponto que este ser humano venha a se fechar diante da existência.
Tem uma marca famosa que tem um pingente em forma de chave que com certeza é dos seus produtos mais vendidos.
Presentear alguém com algum tipo de joia em forma de chave pode representar os votos de abertura de caminhos.
Pessoas apaixonadas que presenteiam chaves podem querer indicar “te dou as chaves do meu coração”.
Chaves também representam família, por isso é um presente interessante para o Dia das Mães. Mas você não precisa comprar, pode fazer você mesmo o presente, reutilizando chaves antigas:
E se o presenteado for homem? Você pode escolher um chaveiro ou um porta-chaves com as chaves de abertura de caminhos: profissional, amoroso e de saúde!
Interpretar um sonho é algo bem subjetivo e depende muito de como a pessoa se relaciona com os elementos que fazem parte de seu sonho.
Seja como for, tudo que está à nossa volta desperta em nós uma impressão e essa, por sua vez, pode se tornar um padrão para o coletivo humano. Por isso, temos os arquétipos, que são simbologias universais.
O arquétipo da chave está relacionado à abertura e ao fechamento de portas e caminhos. Partindo desse princípio veja alguns possíveis significados da chave nos sonhos:
Você viu alguém com uma chave tatuada e ficou curioso para saber o significado? Pois é, de fato, este é um desenho misterioso e muito simbólico. O que quer dizer tatuagem de chave?
Bom, só mesmo perguntando para quem tatuou pois os motivos e os significados podem ser vários:
Como a chave possui tantas simbologias relacionadas à abertura e à transformação, é muito comum no mundo da propaganda o uso esse símbolo como apelo publicitário em:
Nesse contexto, vira e mexe vemos em marketing e propaganda expressões como:
Como visto, a importância e utilidade da chave vai muito além de abrir e fechar portas.
Gostou desse conteúdo?
Veja outros significados e simbologias nos links abaixo:
Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida
Simbologia do cão: TODOS os possíveis significados do cachorro
Mariposa: significados, características, ensinamentos e curiosidades
Lobo: significado e simbologia. Rompendo paradigmas do Lobo Mau
Jacaré: simbologia, significado nos sonhos e importância na Vida
Libélula: Significado e Simbologia
Talvez te interesse ler também:
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER