Índice
Há milhares de anos, os cães vêm sendo verdadeiros símbolos de companheirismo e lealdade para os humanos. Cada vez mais, os cachorros fazem parte de muitas famílias, sendo considerados membros destas.
Além da significância real e importante que estes animais conquistaram junto aos humanos, eles trazem em si profundas simbologias e arquétipos que, de acordo com cada cultura, religião e nação, assumem significados distintos, mas que têm em comum atributos associados à:
Pensando nisso, este conteúdo traz as várias simbologias dos cães e seus respectivos significados.
Confira!
Antes de se aprofundar nas simbologias do cachorro, saiba que esse animal é da espécie Canis familiaris, da família dos Canídeos que é composta de lobos, chacais, coiotes e raposas e engloba a grande variedade de raças domésticas de cães, distribuídas pelo mundo, que se diferenciam umas das outras pelas distintas características, origens e temperamentos.
Em comum, as várias raças de cachorros e suas misturas que deram origem aos SRD (cães sem raça definida), têm a capacidade de adaptação, empatia e convivência com os seres humanos. Por isso, esse animal tem assumido significados profundos e importantes ao longo da história.
Agora seguem as mais variadas simbologias e significados do cão, em vários segmentos do conhecimento, culturas, religiões, expressões espirituais e místicas, além de outros aspectos:
Na antiguidade, os cães eram retratados nas pinturas como guardiães e guias que acompanham as almas na passagem entre a vida e a morte.
Na arte renascentista era muito comum representar através da pintura, o companheirismo do cão, ressaltando suas qualidades de companheiro fiel, confiável e protetor.
No Antigo Egito, o deus da Justiça, Anúbis, era representado por uma espécie canina, o chacal.
Este deus aparece nas pinturas egípcias, com o corpo humano e a cabeça de um chacal.
Anúbis, o poderoso deus da vida após a morte, era conhecido como o “deus chacal”.
Uma curiosidade é que para os antigos egípcios não havia distinção entre chacal e cachorro.
Na Mitologia da Antiga Grécia havia o guardião do mundo dos mortos representado por Cérbero, o cão de três cabeças.
Outro mito grego associado ao cão, era o da deusa das trevas, Hécate, que tinha o poder de tomar a forma de um cão.
Para a cultura ancestral mexicana, o cão representava uma das constelações do antigo zodíaco mexicano, associada ao mundo dos mortos.
Um das divindades da antiga cultura nativa mexicana era representada pelo deus-cão Xolotl.
Nas antigas tribos nativas americanas, o cão figurava como símbolo espiritual, e por isso este animal era considerado guia, companheiro e guardião da aldeia.
Os nativos americanos entendiam que o Grande Espírito falava com os humanos através de animais, como o cachorro, e por isso eles respeitavam muito estes seres.
Na Antiga China, o cachorro era considerado um animal auspicioso e cuja simbologia faz parte da Astrologia Chinesa, sendo um dos 12 signos do horóscopo chinês.
De acordo a Astrologia chinesa pessoas que nascem sob o signo de cão são:
Veja mais características do signo de cão no conteúdo:
Na cultura japonesa, o simbolismo do cão representa virtudes como devoção, honra e diligência.
Em templos japoneses xintoístas é comum ver esculturas de seres míticos, representados por uma fusão de leão com cão, conhecidos como Komainu, simbolicamente guardando a entrada ou o círculo interno desses locais sagrados.
Na Coréia do Norte, Pungsan é uma raça típica deste país e por suas características de pureza, lealdade e espontaneidade, se tornou símbolo nacional deste país.
Para o povo celta os cães simbolizavam cura, prosperidade e o mundo sagrado.
Nessa antiga cultura, os cães eram vistos como guardiães, detentores de poderes de cura associados a deuses e deusas. Inclusive, acreditava-se que algumas doenças poderiam ser curadas através da saliva do cachorro.
Arquétipos são associações psíquicas, originadas de ideias, experiências, padrões, imagens e modelos que servem como linguagem para o inconsciente estabelecer comunicação com o consciente ou vice-versa.
Com base nisso, a primeira impressão que costumamos ter quando vemos a imagem de um cachorro é a de afeto, carinho, lealdade, alegria, inocência, simpatia e altruísmo porque os cães trazem consigo essas características.
O arquétipo do cachorro nos remetem às qualidades desse animal, por isso, a maioria das pessoas tem uma boa representação mental e emocional desse ser.
Sonhar com cães, em bons contextos, costuma sinalizar proteção, generosidade, fidelidade, amizade e harmonia.
Um cão, no sonho, poder representar o próprio consulente, um amigo ou familiar.
Para saber mais sobre as simbologias e significados do cachorro no sonho, consulte o conteúdo abaixo:
Saiba como interpretar seus sonhos em:
O aparecimento de animais na vida de uma pessoa pode trazer uma mensagem ou ensinamento espiritual.
Saiba mais sobre isso em:
Geralmente, o surgimento de um cão na vida de alguém traz uma lição e vivência de amor, doação, solidariedade, companheirismo, pureza e alegria. Por isso, é muito importante cuidar bem desse animal, para que essa vivência seja experimentada com tudo de bom que esse animal possa representar para a existência do ser humano.
No xamanismo cada animal é um totem, ou seja, tem uma representação sagrada e é um mensageiro espiritual.
Conheça mais sobre o Xamanismo em:
O totem animal de uma pessoa se revela através de várias formas:
O totem do cachorro representa doação, amor incondicional, empatia, sensibilidade, proteção e lealdade.
Esse totem está relacionado à afeição, compaixão, solidariedade, bondade e o verdadeiro valor da amizade.
Além disso, os cães são professores que nos ensinam a viver o momento presente com alegria genuína e simplicidade.
Para o xamanismo, os cães trazem a sabedoria ancestral, pois esses animais transmitem a vivência da unicidade, união, respeito, compreensão e amor aos seres, sem distinção.
As pessoas que têm o cão como totem, possuem características e qualidades em comum à esse animal. Por isso, são capazes de desenvolver o amor incondicional, sentir o eterno agora e se devotarem a um ideal fraterno ou espiritual.
Ademais, são indivíduos que valorizam a lealdade, o companheirismo, a honestidade, se mostram muito confiáveis e se dedicam a fazer o bem para outros seres.
Além de encontrar a simbologia do cachorro em manifestações místicas e religiosas, podemos também ver a representação desse animal de outras formas, como:
É muito comum utilizar os emojis para se comunicar nas redes sociais e um deles é representado pela carinha de um simpático cãozinho.
O emoji do cachorro pode representar o pet de estimação, a própria pessoa ou alguém que temos afeição, representando forte laço de amizade, afinidade e afeto.
Pessoas que optam por tatuagens de cachorro, em geral, são admiradoras e sentem grande afinidade com estes animais.
É muito comum tutores fazerem tattoos de seus adorados cachorros em seus braços ou no peito.
A expressão significa alguém cuja beleza e caráter são discutíveis. A origem do termo viria da representação de um demônio chupando manga, visto que infelizmente o cão também tem essa representatividade. Ou seja, alguém mais feio que o diabo fazendo careta.
Mas bobagem, porque um cão chupando manga é a coisa mais fofinha que você terá visto hoje:
Fonte foto: Inglês na ponta da língua
Essa figura das profundezas sombrias já foi representada por diversos animais ao longo da história e nas mais diferentes civilizações. Infelizmente o cão não se salvou nem mesmo tendo essa grande simbologia relacionada ao amor e à lealdade.
Por causa da sua longa vivencia com os homens, muitas expressões populares têm o cão como protagonista. Por exemplo:
Leia também:
Os cães são tão importantes e marcantes em nossas vidas que conquistaram muitos espaços em áreas da existência humana. Como exemplo, hoje em dia, vemos celebridades caninas com milhões de seguidores nas redes sociais, tais como:
Os tutores desses animais usam a criatividade e a comunicação para expressar, de forma bem humorada, o dia a dia com seus doguinhos.
Os cães são seres universais, que com seu jeito espontâneo, brincalhão, amável, dócil, afetuoso e simples conquistam nossos corações, sem pronunciar uma palavra, pois a linguagem deles é a do Amor!
E é por isso que o poeta Bráulio Bessa homenageou nossos amigos cães, neste vídeo do seu Instagram.
Ouça esta linda mensagem que diz muito sobre as virtudes dos cães, estes seres tão incríveis!
Ver essa foto no Instagram
Um homem para saber viver de fato, precisaria aprender a verdadeira fraternidade que é expressa de forma tão natural pelos cães, exemplo de amor verdadeiro, incondicional, amizade sincera e lealdade eterna.
Veja mais conteúdos sobre nossos amigos cães em:
A ciência explica o porquê de os cães serem tão sociáveis e amorosos
Pelos seus amados cachorros, mulher sem teto prefere ficar na rua!
Marido diz à esposa: eu ou os cachorros? E ela fica com os cachorros
Carter, o menino com vitiligo que começou a aceitar quando conheceu um cachorro como ele
Na Tailândia, cachorro que anda com três patas, descobre e salva bebê enterrado vivo
Sasha, o homem que salvou mais de 1000 cães da rua, matou do abandono e dos maus-tratos
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER