Índice
A estrela de 6 pontas é um símbolo milenar, e uma de suas representações é conhecida como Estrela de Davi, um hexagrama constituído por 2 triângulos sobrepostos, um com a ponta para cima e outro com a ponta para baixo.
Este símbolo têm vários significados espirituais e transcendentais, que foram incorporados por diversas culturas. Porém, foi intensamente associado aos povo de Israel, em particular a Davi, o rei dos hebreus.
A Estrela de Davi é um símbolo judaico muito antigo que representa força, coragem, união e conexão com o Poder de Divino.
Provavelmente seu nome signifique “amado”. Davi era o filho mais novo de Jessé, nascido em Belém, era um harpista e pastor de ovelhas.
Dizem também que ele era bonito e ruivo.
Davi serviu ao rei Saul, enfrentou e derrotou o gigante filisteu Golias, que tinha perseguido o povo de Israel por 40 dias. Com a vitória sobre o temido gigante, Davi ganhou popularidade mas atraiu a inveja do rei que inclusive o tentou matar.
Mas ele era o escolhido de Deus, e por isso Davi foi o segundo rei dos hebreus e se destacou por ser destemido em proteger o território de seu povo, contra tribos que intentavam invadi-lo.
O símbolo da estrela de 6 pontas era usado como emblema de força e proteção divina. Por isso, era encravado nos escudos do exército do rei Davi.
Essa estrela também era um emblema real que representava o reinado de Davi.
Acompanhe sua história no vídeo abaixo e se apaixone por ele:
Uma das razões da estrela de 6 pontas com triângulos sobrepostos se tornar o emblema de Davi, foi porque duas letras do nome, em hebraico, deste rei, tinham o formato de triângulo.
A Estrela de Davi, além de ser símbolo do reinado de Davi, também simbolizava a fé e religiosidade do povo hebreu.
Por conta deste histórico, este símbolo acabou se tornando, no ano 1948, emblema da bandeira nacional de Israel.
Mas antes mesmo de ficar conhecida como Estrela de Davi, a estrela de 6 pontas já existia e sua origem remonta aproximadamente a 5000 a.C.
Muitas religiões e culturas utilizavam essa estrela como símbolo esotérico e espiritual.
Veja alguns exemplos:
A Estrela de 6 Pontas já era conhecida na Índia, há cerca de 4000 a.C., sendo utilizada pela religião hindu para representar seus deuses.
Cada ângulo dessa estrela é a representação de um deus da trindade hindu:
Para a Maçonaria, esse símbolo representa o equilíbrio entre o céu/espiritual/macro (triângulo para cima) e a terra/materialidade/micro (triângulo para baixo).
De acordo com a Cabala (esoterismo judaico), a Estrela de 6 pontas está relacionada com a interação entre Criador e Criação.
Na Alquimia, os dois triângulos têm relação com a conexão entre força masculina (triângulo para cima) e a força feminina (triângulo para baixo).
Também remete a harmonia entre os elementos fogo (triângulo para cima) e água (triângulo para baixo)
Para os gnósticos, a estrela de 6 pontas é tida como símbolo de sabedoria e plenitude, representando a expansão espiritual do ser humano e a transcendência do bem e do mal, ou seja, da dualidade.
No Novo Testamento da Bíblia, no Apocalipse 22:16, aparece uma menção a Davi e à estrela
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas.
Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã.
Essa referência faz alusão a Jesus ter sido um descendente de Davi, e de ter vindo com a missão de trazer luz para a humanidade.
Na Umbanda, religião afro-brasileira, a Estrela de 6 Pontas é utilizada para representar cada orixá (guia espiritual), que são: Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Xangô, Oxum e Iansã.
No centro da estrela fica a divindade criadora, o orixá Oxalá.
A Estrela de Davi costuma ser confundida com o Selo de Salomão, representado por um hexagrama com dois triângulos entrelaçados, em vez de sobrepostos.
Este símbolo foi adotado como emblema real do rei Salomão, que foi filho e sucessor de Davi, e considerado o rei mais próspero e sábio de Israel.
Ambos símbolos aparecem em vários monumentos, templos antigos de Israel e em sinagogas (igreja judaica).
O Selo de Salomão é um símbolo também muito utilizado pelos grupos esotéricos.
Saiba outros significados da Estrela, nas diversas culturas em:
Por ser um símbolo de significados profundos e místicos, em geral, quem opta pela tatuagem com o desenho da Estrela de Davi, a faz pelo seu sentido de poder e força.
Por todos os significados dessa estrela, há quem faça essa tattoo para tê-la como amuleto de proteção e defesa espiritual.
Tem pessoas que usam o pingente da Estrela de Davi como um talismã para atrair boas vibrações e energias, devido à sua poderosa simbologia e atributos espirituais.
De fato, esse símbolo sempre figurou ao longo da história humana, nos lembrando com todos os seus significados que cada um de nós é como uma estrela, e tem a sua própria luz!
Brilhemos!
Talvez te interesse ler também:
Romã: uma fruta cheia de símbolos, significados e mistérios
Significado espiritual de acender incenso: cada objetivo, um aroma
Como a Lei do Eterno Retorno atua no cotidiano de nossas vidas
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER