Páscoa: esse ano com mais amor e sem crueldade animal!
Índice
A Semana Santa começa como o Domingo de Ramos que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde o povo o recebeu com ramos de palmeiras que simbolizam vitória, paz e vida eterna.
A Semana Santa simboliza três momentos cruciais da cristificação de Jesus:
A Sexta-Feira da Paixão, ou Sexta-feira Santa, relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.
No Sábado de Aleluia, os fieis já podem começar a comemorar o amor e a esperança, pois sábado é o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo.
No sábado à noite as pessoas começam a fazer a Vigília Pascal, momento em que ficam orando durante toda a madrugada, até pouco antes de o sol nascer.
É no Sábado de Aleluia que, por tradição cristã, se acende o Círio Pascal, uma vela grande onde são escritas as letras gregas Alfa e Ômega, que representam a frase:
“Deus é o princípio e o fim de tudo”, a “luz de Cristo” que ilumina e nos protege das trevas.
Muito lindo isso, para os que acreditam, pois a vida e a morte são energias contínuas no Universo, essa grandeza de possibilidades que desconhecemos dada a nossa pequenez:
Neste ano a Semana Santa começou no domingo 2 de abril e vai até sábado, 8 de abril.
A Semana Santa simboliza a missão crística de Jesus, e os Ensinamentos passados por ele sobre a conexão do Divino com o Humano.
De acordo com a igreja católica e seus dogmas, esse marco religioso é lembrado e celebrado seguindo uma liturgia com procissões, missas e cerimônias.
Independente da igreja, em essência, o que as religiões cristãs têm em comum é a mensagem de transcendência do Espírito sobre a matéria.
A Páscoa tem várias simbologias, de acordo com a cultura e religião de cada povo.
No Judaísmo, a Páscoa representa a libertação do povo de Israel, já no Cristianismo a Páscoa recorda a Crucificação e celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Nos ensinamentos esotéricos cada marco da passagem de Jesus pela Terra representa uma etapa de Iniciação espiritual.
Jesus se referiu ao caminho iniciático como
“estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” – Mateus, 7:13-14.
No esoterismo, o caminho da Paixão, Morte e Ressurreição acontece no interior do Discípulo Espiritual para sua Cristificação. Neste sentido a Páscoa é o momento espiritual de purificação, libertação e ascensão.
A palavra “Páscoa” deriva do hebreu “Peseach” e significa “Passagem”.
O Antigo Testamento conta que os judeus comemoravam a Páscoa em alusão à libertação da escravidão no Egito e ao retorno à Terra-Mãe, guiados pelo patriarca Moisés.
A partir da passagem de vida e morte de Jesus – O Cristo, a Páscoa adquiriu um novo simbolismo e significado, relacionado ao desenvolvimento humano e à ascensão espiritual.
Os católicos incorporaram esse marco religioso como data litúrgica celebrando no primeiro domingo, após a primeira lua cheia que segue o equinócio da primavera no Hemisfério Norte. Por isso, é uma data rotativa, a cada ano.
O verdadeiro sentido da Páscoa, que Jesus através de seu ensinamento vivo nos deixou, é que a elevação espiritual passa pela nosso desenvolvimento humano e a expressão amorosa de nossa humanidade.
Independente da religião, Jesus Cristo nos mostrou que nosso corpo é morada de nossa Alma, e este é o nosso Princípio Divino.
Ele nos ensinou que a Ressurreição de Cristo pode acontecer dentro de cada um de nós, quando nos propomos ao nosso aprimoramento humano e espiritual.
Com o passar do tempo, a Páscoa se tornou, também, uma data comercial, na qual produtos relacionados com os simbolismos da Páscoa são vendidos.
Em geral, famílias comemoram e se confraternizam no Domingo de Páscoa, com o consumo de alimentos de origem animal.
Este é um período que milhares de animais são explorados ou mortos para virarem produtos de consumo no Domingo de Páscoa.
O verdadeiro sentido desse marco cristão está atrelado á uma Páscoa sem crueldade em que a vida é exaltada e se sobrepõe à morte.
Em várias passagens da Bíblia, os ensinamentos de Jesus revelaram que sacrifícios de animais não estão alinhados com a Vontade Divina.
Existem várias referências na Bíblia que fazem menção a isso, como exemplo o que é dito em:
Mateus 12:7 -“Misericórdia quero e não sacrifícios”
Marcos 12:33 -“E amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.”
Por tudo isto, desejamos sinceramente uma Páscoa mais fraternal e com mais compaixão para com todos os Seres!
Bom Sábado de Aleluia e Boa Páscoa a todos.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Origem, simbologia e significado dos ovos de Páscoa
Nossas vidas não são empresas: depressão é o transtorno que mais adoece pessoas no mundo
O que é espiritualidade e como ela pode nos ajudar
Desafio: ficar 1 dia sem reclamar. Será que você consegue?
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER