Ăndice
Gerbera Ă© um gĂȘnero de herbĂĄcea, pertencente Ă famĂlia das Asteraceae, a mesma do Girassol e da Margarida. Este gĂȘnero possui cerca de 30 espĂ©cies, muito conhecidas por suas belas flores. Conheça os atributos da Gerbera e saiba todos os seus significados.
O gĂȘnero Gerbera Ă© encontrado de forma espontĂąnea em regiĂ”es da AmĂ©rica do Sul, da Ăfrica, MadagĂĄscar e na Ăsia, porque se dĂĄ bem em climas temperados.
A espĂ©cie Gerbera jamesonii, de origem sul-africana conhecida por Gerbera-do-Transvaal ou Margarida-do-Transvaal, foi a primeira descrição botĂąnica desse gĂȘnero, publicada por Joseph Dalton Hooker no Curtis Botanical Magazine de 1889.
A origem do nome se deu em 1737, quando o naturalista holandĂȘs Jan Frederik Gronovius atribuiu o nome Gerbera em homenagem a Traugott Gerber, um mĂ©dico e naturalista alemĂŁo que trabalhou na RĂșssia.
O nome vulgar Gerbera, ou GĂ©rbera, Ă© aplicado Ă s todas espĂ©cies do gĂȘnero e Ă s suas flores, sendo que para distingui-las, se adiciona a uma indicação especĂfica da variedade da planta, por exemplo Gerbera-do-Transvaal ou Gerbera-PĂșrpura.
Gerbera Ă© um gĂȘnero de plantas herbĂĄceas perenes, dotadas de folhas basais e flores formadas por grandes capĂtulos solitĂĄrios e multĂiloros, com cerca de 10 cm de diĂąmetro.
As espécies de Gerbera apresentam floretas bilabiadas, com vinte tonalidades diferentes, entre as quais: amarelo, laranja, branco, vermelho, rosa e roxo.
A Gerbera possui uma haste longa que lhe confere boa sustentação. O capĂtulo da flor, que parece uma Ășnica flor, na verdade, Ă© composto por centenas de flores individuais (a isso se deve o nome da famĂlia dessa planta – Asteraceae = Compostas).
Ă muito comercializada por ser uma planta ornamental, utilizada em paisagismo de ambientes. AlĂ©m disso, contĂ©m derivados naturais da cumarina, um princĂpio com propriedades fitoquĂmicas e utilidades farmacolĂłgicas.
As espĂ©cies sul-africanas Gerbera Jamesonii e a Gerbera Viridifolia, sĂŁo os cultivares mais comuns do gĂȘnero dessa planta e a hibridização delas resultaram em outras variedades.
A variedade hĂbrida mais conhecida Ă© a Gerbera hybrida, com cores que vĂŁo do branco ao amarelo, laranja, vermelho, rosa e pĂșrpura.
As gerberas sĂŁo a quinta flor mais popular do mundo. Elas estĂŁo disponĂveis durante todo o ano, sendo uma Ăłtima opção para flores de casamento.
Assim como os girassĂłis, as gerberas se voltam para o sol.
A Gerbera Ă© uma planta que age quimicamente no ambiente purificando e melhorando a qualidade do ar que se respira, alterando a composição dos gases, reduzindo as emissĂ”es de acetona, benzeno e formaldeĂdo, compostos orgĂąnicos volĂĄteis, que causam danos Ă nossa saĂșde a longo prazo.
Para os egĂpcios as gerberas simbolizavam proximidade com a natureza e devoção ao Sol. JĂĄ os celtas pensavam que as gerberas conseguiam diminuir as tristezas e as tensĂ”es da vida.
Na Linguagem das Flores, a Gerbera simboliza pureza, inocĂȘncia, beleza da vida e energia positiva da natureza.
Também simboliza sensibilidade, sensualidade, amor leal, nobreza e simplicidade.
Por toda essa positividade, esta flor estĂĄ associada ao sucesso.
Presentear alguém com Gerbera é uma forma de congratulação por uma conquista, uma realização, ou ainda, para desejar sucesso em uma nova empreitada.
A Gerbera irradia o ambiente de energia positiva e vivacidade, pela beleza de suas flores repletas de cores vivas e brilhantes.
Outra virtude dessa planta é a sua propriedade de purificar o ar de uma forma mais acentuada que outras plantas. Por isso a Gerbera estå associada à purificação.
Portanto a Gerbera Ă© uma planta que confere mais pureza e leveza ao ambiente!
Brancas: pureza, inocĂȘncia
Rosa: representa admiração (perfeita para presentear um amigo, um professor, uma pessoa especial)
Amarela: representa a alegria (Ăłtima para animar um ente querido, triste ou convalescido)
Vermelha: significa “completamente imerso no amor” (perfeita para animar os romĂąnticos que perderam a esperança).
Neste vĂdeo, a paisagista Lucia Borges do canal Vida no Jardim dĂĄ vĂĄrias dicas de plantio e cultivo da Gerbera.
A respeito das dicas que ela då para adubar a terra, com farinha de osso e NPK,  faz-se oportuno fazer uma ressalva, e dizer que é mais recomendåvel o uso do adubo vegetal, no lugar da farinha de ossos, que é um subproduto da exploração e crueldade animal.
Uma outra indicação feita no vĂdeo, sobre o fertilizante quĂmico NPK, saiba que seu uso nem sempre Ă© indicado e necessĂĄrio, pois em algumas regiĂ”es do Brasil o pH do solo jĂĄ se encontra ideal para o plantio de determinadas plantas. O uso abusivo de fertilizantes quĂmicos pode prejudicar solo, ĂĄgua e a planta.
VocĂȘ mesmo pode produzir seu fertilizante caseiro (adubo lĂquido), com a vantagem de praticar um consumo consciente, fazer economia e um plantio sustentĂĄvel e ecolĂłgico, com o reaproveitamento de cascas, talos e folhas que iriam para o lixo.
Para aprender como se faz esse tipo de adubagem e fertilização caseira, consulte o nosso conteĂșdo:
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
PLANTAS PARA DAR DE PRESENTE: QUE PLANTA ESCOLHER PARA UMA PESSOA QUERIDA?
PEĂNIA, A MAJESTADE DO JARDIM, PLANTA DE TANTOS SĂMBOLOS E SIGNIFICADOS
PETĂNIA: SĂMBOLO DE TRANSFORMAĂĂO E SABEDORIA! VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER