Índice
A coceira, também conhecida como prurido, é uma reação do nosso corpo em resposta a algum agente causador que pode ser uma alergia, uma picada de inseto, contato com produtos químicos, ou até mesmo um sintoma de algum sentimento como estresse, irritação ou ansiedade.
O fato é que dominar a coceira é algo quase que impossível, pois quanto mais a gente coça, mais vontade temos de coçar. E por que isso acontece? A resposta é: depende do que causou a coceira.
O bom é que para a maioria dos casos é possível utilizar de artifícios, inclusive naturais, para aliviar os sintomas da coceira e tratar o prurido. Vamos saber quais são?
Se você sofre com prurido constante, verifique a causa e saiba o que fazer para melhorar.
O prurido, do latim pruritu, é o nome dado às perturbações sensitivas na pele que provocam a vontade de coçar. É popularmente conhecido como coceira ou comichão e pode ser localizado ou generalizado.
O prurido geralmente é causado por alguma lesão na pele ou doenças como sarna, pediculose, picadas de insetos, urticária, dermatite atópica, dermatite alérgica e de contato. Nesses casos a pele fica avermelhada e, dependendo da intensidade, se a pessoa coçar muito pode provocar fissuras profundas e sangramentos.
Além do prurido comum que ocorre na parte exposta da pele, existe também o prurido genital (coceira na vagina ou na vulva) e o prurido anogenital (coceira no ânus e no períneo).
Alguns especialistas classificam o prurido nas seguintes categorias:
As causas do prurido variam de acordo com o histórico do paciente e são diagnosticadas pelo dermatologista. As principais são:
Antes de mais nada, é importante dizer que se a coceira for muito intensa e persistente, o ideal é procurar um médico para avaliar a causa e indicar o tratamento correto. Em paralelo a isso, o ideal é seguir algumas recomendações:
Além das indicações anteriores, existem outras alternativas caseiras que ajudam a amenizar os sintomas para os casos mais comuns de prurido. Uma recomendação muito simples é lavar a área da coceira com água fria e colocar uma pedrinha de gelo no local para aliviar a vontade de coçar.
Também é possível utilizar algumas soluções caseiras para os seguintes casos:
Fora tudo isso, como sempre indicamos, se os sintomas do prurido não melhorem e não forem simples que possam ser tratados com remédios caseiros, marque uma consulta com um dermatologista, para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento adequado se inicie o quanto antes.
Esperamos ter ajudado com essas dicas e fique atento aos sinais que sua pele apresenta. Muitas vezes uma simples coceira pode ser sintoma de algo mais grave que está acontecendo no seu organismo. Por isso, preste atenção nos sinais que seu corpo manifesta e cuide da sua saúde!
COCEIRA – QUANDO VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR?
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER