Índice
Se tem um signo zodiacal cercado de mistérios, este signo é o escorpião. Muita gente liga o signo à lenda do escorpião que conta uma história de traição e instinto selvagem. Mas existem muitas outras lendas, símbolos e significados envolvendo esse animal.
Venenoso e sorrateiro, muita gente não sabe que o escorpião, na astrologia, é um signo do elemento água e, como tal, é muito sensível, intuitivo, empático, passional, sentimental e fiel, longe portanto do estigma cruel e perigoso atribuído ao animal.
Vamos saber tudo sobre o escorpião?
O nome escorpião vem do latim scorpio/scorpionis. O escorpião é um animal invertebrado artrópode (com patas constituídas por vários segmentos) pertencente à ordem Scorpiones e à classe dos aracnídeos.
Scorpiones reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 10 cm a 12 cm.
Há registros científicos de que os escorpiões têm mais de 400 milhões de anos de existência. Segundo pesquisas, estas criaturas foram os primeiros artrópodes no ambiente terrestre.
No Brasil, há 140 espécies de escorpiões. Os escorpiões estão espalhados pelo mundo, exceto na Antártida.
Existem escorpiões de várias cores desde amarelo palha ao negro total, passando por tonalidades intermediárias como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e tons de verde ou mesmo de azul.
O escorpião, pelo seu comportamento reservado, discreto, noturno e misterioso se tornou símbolo místico desde tempos remotos.
Uma das histórias mais famosas sobre ele é um conto popular que fala sobre o instinto de cada ser vivo.
Existe um conto zen que tem como personagem o escorpião. E conta que, um dia, um mestre Zen viu um escorpião se afogando e em um ato de compaixão foi tirá-lo da água.
O escorpião reagiu e o picou.
O mestre, por causa da dor da picada, soltou o escorpião que caiu, novamente, na água. Mesmo assim, o mestre foi tirá-lo, de novo, da água e, mais uma vez, o escorpião o picou.
Um jovem discípulo que presenciou a situação, disse ao mestre:
– Senhor, por que continua a ser picado pelo escorpião? Cada vez que tenta tirá-lo da água, ele lhe pica!
O mestre respondeu:
– A natureza do escorpião é picar, e a minha é ajudar!
O mestre depois de refletir encontrou uma solução e com uma folha de planta, tirou o escorpião da água e salvou sua vida.
Em seguida, disse ao jovem discípulo:
– Mesmo que alguém te magoe ou te fira, seja o amor que vive em você!
O que essa lenda nos ensina?
Este conto reflete a natureza intensa desse animal que, para se defender, ataca (não por maldade, mas por defesa, deixemos claro). Isso faz parte de sua natureza e, afinal, cada ser humano tem a sua, por isso cada um flui segundo o que sabe ser!
E assim vamos aprendendo a lidar com a vida, como o mestre fez com o escorpião, encontrando uma forma de ajudá-lo, sem precisar se ferir.
Lembre-se que os animais, por mais venenosos que sejam, nunca agridem e atacam à toa. O ataque é sempre é uma resposta à uma situação de perigo que eles percebem, e o sentido do ataque para eles é sempre se deferem. Nós que somos animais mentalmente mais evoluídos temos que saber disso e nunca provocar, nem matar animais pelo simples fato deles serem venenosos. Fica a dica! Respeite todas as formas de vida!
O arquétipo do escorpião em um sonho remete à nossa parte instintiva, aos mistérios de nossa psique e às nossas mais profundas emoções.
Os significados de sonhar com escorpião pode variar de pessoa para pessoa, por isso cabe ao sonhador associar seu sonho com o contexto que está vivenciando e com uma profunda reflexão de seus processos internos.
Como este arquétipo está mormente ligado ao instinto e à traição, vejamos alguns possíveis significados de sonhar com escorpião:
O sonhador deve se perguntar se a figura onírica não representaria alguém do signo de escorpião em sua vida, o medo de ser picado (traído), ou o medo de cair nos seus próprios instintos.
A interpretação será sempre dada pelo próprio sonhador e deverá considerar que figura representa o escorpião em sua vida (medo, mistério, admiração, beleza, nojo, veneno, etc).
Infelizmente, circulam vídeos na internet que mostram escorpiões aparentemente se ferroando a si mesmos, fazendo com que muita gente acredite que o escorpião é um animal suicida.
Na verdade esse é um mito bem mais antigo que a internet.
O fato de o escorpião parecer se ferroar, é consequência dele se sentir ameaçado e inquieto, por estar cercado de fogo, uma crueldade à qual o animal é submetido no experimento absurdo que tenta comprovar o “suicídio” do pobre animal.
Erroneamente, se atribuiu ao escorpião o ato do suicídio que, na realidade nada mais é a morte do animal por desidratação.
Devido à alta temperatura que fogo provoca ao seu redor, a cauda do escorpião se desidrata e se arca para frente dando a impressão de o animal estar se auto ferroando, mas o animal é imune ao próprio veneno.
Concluindo, o escorpião não é um animal suicida. O suicídio no reino animal, evolutiva e biologicamente é inexistente, pois os animais utilizam seus instintos de sobrevivência e não de interrupção da existência.
Os escorpiões têm sua função e papel fundamental na cadeia alimentar pois, basicamente, são animais carnívoros predadores de insetos, contribuindo para o equilíbrio ecológico das espécies e da natureza.
O veneno do escorpião vem sendo estudado em pesquisas científicas para descobertas da cura do câncer (suas toxinas poderiam interromper o crescimento de células); para o tratamento das dores e para a criação de pesticidas.
Todos os animais têm suas funções dentro de um ecossistema e da vida na Terra. Nunca maltrate um animal por pior que ele possa lhe parecer. Toda vida tem um grande valor para a nossa existência.
O escorpião é um dos símbolos mais poderosos e presentes no mundo todo. Os significados associados a este animal podem ser positivos ou negativos.
De um lado o escorpião representa traição, passionalidade, inconsciência, ciúmes, ressentimento, vingança, controle, dominação, dramaticidade, luxúria e traição.
Por outro lado representa transformação, mistério, intensidade, profundidade, intimidade, emotividade, sensibilidade, misticismo, renascimento e proteção.
Misterioso como só ele, o escorpião pode simbolizar segredos, atitudes sorrateiras, crimes, corrupção, obstinação, obsessão e, sendo um animal venenoso, acaba sendo símbolo de perigo, de toxicidade e até mesmo de morte.
Em algumas culturas porém, o escorpião é visto como símbolo de proteção e mudança, de transformação e renovação.
Os planetas que regem esse signo são Plutão e Marte. Plutão representa poder, controle e as profundezas da alma humana. Marte é o planeta da guerra e da impulsividade.
Resumindo, os principais símbolos do escorpião são:
Para os antigos egípcios, o escorpião era um guardião que levava a alma de um falecido para o outro mundo. Era um símbolo muito usado nas urnas mortuárias de pessoas pertencentes às castas superiores.
No Tarot a carta que representa o signo do escorpião é a Morte, n° 13. Seu veneno mata mas também cura. Algumas culturas antigas acreditavam que a picada do escorpião tinha o poder de curar feridas e cortes. Para os xamãs o escorpião era o melhor guia espiritual para a cura.
Por incrível que pareça escorpiões representam paciência à medida que têm autocontrole, que são resistentes, suportam dores e adversidades como poucos. Aqueles que têm o escorpião como totem, têm a paciência necessária para esperar que as coisas aconteçam na hora que têm que acontecer, assim como sabem esperar o momento correto para agirem de maneira certeira.
Na natureza o escorpião é um animal tímido que tende a se proteger em vez de se expor. Isso é especialmente visível durante o dia, quando passam a maior parte do tempo escondidos em lugares sombreados e, somente quando são provocados ou se sentem ameaçados, ativam seu poderoso mecanismo de defesa e ataque.
A morte do escorpião é mais figurativa do que literal, representa a necessidade de passar por uma transformação na vida para alcançar coisas melhores, aceitando que algo deve morrer para que algo de melhor possa nascer.
O escorpião também representa um espírito de luta para se proteger contra as adversidades da vida, uma nobre qualidade que não é para todos.
Várias lendas contam a história da constelação de Órion, a qual dá origem ao símbolo do signo de escorpião.
Em uma delas, “Órion era filho da titã Gaia, e de Poseidon, sendo assim tinha grandes habilidades para a caça e um vasto conhecimento, porém era um gigante pequeno. Ele era o gigante opositor aos gêmeos arqueiros, Artemisa e Apolo, mas se desviou de sua função tornando-se amigo dos deuses e o fiel e mais valoroso caçador de Ártemis.
Após ser morto por um escorpião foi colocado como constelação no céu, a conhecida constelação de Orion que fica perto da constelação do seu amigo Sirius conhecida como a estrela Sirius”.
Intensas e emocionalmente profundas, segundo a astrologia ocidental, os escorpianos (pessoas nascidas entre 23 de outubro e 22 de novembro) têm características associadas à esse animal, tais quais:
Representando pela letra M, que vem de Mannaz (humanidade), o símbolo do escorpião na astrologia traz em sua M uma flecha que lembra o seu próprio aguilhão, que pode ferir e representa o inconsciente, o instinto, o espírito e todo o misticismo que o signo traz em si.
Também lembra um falo representando seu forte instinto sexual.
Alguns animais podem começar a aparecer aos montes nas nossas casas, surgem com frequência em nossas vidas, sejam vivos ou através de fotos e ilustrações.
Será que isso tem algum significado?
Será que estes animais estão querendo nos dizer alguma coisa?
No caso dos escorpiões, a presença desses animais pode significar que é preciso se libertar do passado e se purificar de mágoas, raiva e amarguras que podem estar agindo como veneno na vida da pessoa. Isso porque, seja o animal que na astrologia, o escorpião representa toxicidade, veneno, defesa e estado de alerta.
Geralmente, quem tatua um escorpião está simplesmente dizendo que é desse signo zodiacal mas também pode ser uma pessoa apaixonada, que estuda ou trabalha com esse animal.
Mas há uma curiosidade: no mundo do crime, o desenho de um escorpião foi a primeira tatuagem utilizada dentro e fora dos presídios paulistas para identificar quem eram os membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), a famosa facção criminosa, como informa a Superinteressante.
A tatuagem também carrega em si todos os significados que vimos sobre o escorpião. Pode representar, dependendo de quem tatua, sensualidade, força, capacidade de lutar, espirito guerreiro, coragem, força, perseverança.
Não é à toa que nas antigas civilizações, o escorpião figurava representando seus deuses e mitos pois, de sua simbologia, podemos extrair que força e fragilidade, luz e sombra, morte e renascimento, destruição e transformação fazem parte do processo da Criação. Esse animal milenar é um exemplo vivo disso.
Talvez te interesse ler também:
SIGNIFICADO DOS SONHOS: COMO REALMENTE INTERPRETAR SEUS SONHOS
ELEFANTE: AS VÁRIAS SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADO NOS SONHOS
MARIPOSA: SIGNIFICADOS, CARACTERÍSTICAS, ENSINAMENTOS E CURIOSIDADES
Categorias: Significados
Publicado em 27/06/2021 às 3:06 am [+]
Muito interessante