Índice
O gato é um animal que expressa mistério e sabedoria. Ele, com sua natureza e seu modo de agir, nos dá verdadeiras lições de vida.
Não é à toa que, desde a antiguidade, é tido como símbolo místico e, em várias religiões milenares, personifica vários deuses e símbolos de magia.
Pelo aprendizado que podemos adquirir com os bichanos, a escritora espanhola Paloma Díaz-Mas extraiu do comportamento desse felino, vários ensinamentos para nossa existência e escreveu o livro “O que aprendemos com os gatos” (Editora Planeta).
Nesta matéria, vamos falar sobre o significado do gato e suas simbologias, bem como o aprendizado que os gatos podem nos deixar como lição de vida.
Estima-se que os gatos selvagens começaram a ser domesticados na região onde hoje fica o sul do Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Palestina, Israel, Egito, Turquia e Irã, por volta de 8.000 a.C.
Os gatos selvagens provavelmente teriam sido domesticados pelo homem por ajudarem a impedir que roedores e outros pequenos animais devastassem suas plantações. Eles teriam se espalhado por todo o mundo porque foram levados em navios e em viagens terrestres para controlarem os roedores.
Leia mais:
Os gatos são nossos guardiões no mundo invisível, assim como os cães são nossos guardiões no mundo físico.
Os felinos têm a capacidade de transmutar as energias negativas do ambiente em que vivem, e das pessoas com as quais convive.
Dizem que os gatos enxergam outras dimensões, por isso, às vezes param para contemplar o que não vemos.
Quando nosso amigo felino fica demais em determinado lugar, provavelmente ele está percebendo a vibração negativa do local e isso é indício que a energia desse ambiente precisa ser melhorada.
Se o “humano de estimação” do gato está com energia negativa, o felino sente e se aproxima dele para desencadear a transmutação (transformação) dessa vibração energética.
Caso a quantidade de energia densa e negativa for enorme, o gato pode adoecer.
Isso nos chama a atenção que por amor a nós e a nossos animais, precisamos cuidar de nossa energia, assim não adoecemos e nem adoecemos nossos amorosos animais.
Quanto mais vivemos com harmonia, melhor o nosso ambiente e nossa energia, consequentemente, nossos “pets” (animais de estimação) serão mais felizes e saudáveis.
O gato como ser interdimensional (se relaciona e interage com as dimensões) pode nos acompanhar quando dormimos e vamos à quinta dimensão, o mundo dos sonhos.
Nessas viagem astral, eles protegem nosso corpo astral porque, ao dormir conosco no quarto, nos dão proteção espiritual.
Os místicos acreditam que os gatos nos ajudam em nossa evolução, eles transmitem informações sobre nós aos seres das dimensões superiores, para recebermos ajuda e orientação deles.
Estes seres são professores do amor. Um amor livre e independente, sem apego, respeitando a individualidade e o espaço do outro, pois é assim que os gatos amam!
Algumas pessoas não aceitam essa característica do gato, rotulando-o de frios e interesseiros, mas isso não passa de uma projeção que, de repente, representa a forma apegada e dependente que a pessoa se relaciona com os outros.
Outra lição que os gatos nos dão é que eles são conquistados pela confiança e pelo respeito, não por chantagem para ter o afeto deles.
Os felinos são muito sinceros e desapegados, quando não sentem vontade de mostrar afeto, não mostram, e ficam na deles.
Um gato, quando aparece em nossa vida, vem para nos ajudar de alguma forma e, se não pudermos adotá-lo, retribuamos sua amorosidade arrumando um lar para ele.
A forma como gato reage à determinada visita retrata como essa pessoa é, como o amigo felino a percebe.
Das pessoas que os gatos confiam, eles se aproximam. Essa é uma forma que nosso amigo felino tem para nos proteger e sinalizar quais pessoas são de confiança.
À primeira vista, gatos são seres independentes e solitários. Eles evocam o espírito de liberdade, bem como elegância, inteligência e curiosidade.
São tidos como símbolos do renascimento e da ressurreição por causa de suas 7 vidas. Na verdade, são animais com uma capacidade de recuperação muito boa, por isso, mesmo quando se machucam e quase morrem, se recuperam rápido e muito bem como se, de fato, tivessem renascido.
Por serem noturnos, também estão associados às sombras e à escuridão. A escuridão representa o inconsciente, o medo e o oculto. Por isso, os gatos também são símbolos de mistério e magia, mas também de imprevisibilidade e cura.
Segundo o Xamanismo, o gato é considerado um totem de força e cura, estando associado aos seguintes significados:
Para o Xamanismo quando uma pessoa tem o gato como animal de poder, ela possui as mesmas características desse animal:
Leia mais:
Um estudo publicado na revista Journal of Symbols & Sandplay Therapy que buscou entender o arquétipo do gato na psicologia, diz que
“o gato, como outros símbolos, tem aspectos positivos e negativos. Quando se olha para ele como um símbolo do feminino, ele contém aspectos positivos como o instinto espiritual, fertilidade, riqueza e cura. Por outro lado, também representa aspectos destrutivos e negativos como escuridão e feitiçaria.”
Esotericamente, o gato é tido como arquétipo de espiritualidade e magia, por ser um animal que une sensualidade com espiritualidade, nos remetendo ao fato de que os mundos espiritual e físico não são separados, e sim, fazem parte de um todo.
Para o povo Oglala, por exemplo, os gatos teriam a capacidade de amaldiçoar as pessoas, isso porque eram animais noturnos e misteriosos.
Os felinos eram associados à Brighid, deusa celta da Irlanda associada à proteção, ao lar, à cura, à fertilidade, à arte e à poesia. Para os celtas, os gatos eram amigos, companheiros e seres capazes de cruzar os mundos espiritual e físico.
Infelizmente, na igreja católica, não apenas o gato já representou o diabo como o cão e outros animais já foram tidos pela igreja como representantes do mal. Alguns animais inclusive eram condenados à fogueira juntamente com seus donos, por serem considerados cúmplices de suas heresias.
Os egípcios antigos adoravam os gatos, nenhum animal no Antigo Egito foi tão reverenciado como o gato.
Várias deusas eram representadas por gatos, por isso, esse felino é também um símbolo do feminino, estando associado também à medicina da mulher.
O gato simbolizava a deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata. Essa deusa representa a fertilidade, o parto, a reprodução, o lar, a música, a dança e o amor. Era uma deusa protetora que impedia que espíritos malignos e doenças entrassem em casa.
O gato também representa a deusa Sacmis, Sequemete ou Sekhmet (a deusa com cabeça de leoa). Na mitologia egípcia, essa é a deusa da vingança, da guerra e da medicina, sendo o calor do sol o seu principal poder.
A deusa Mafdet (deusa que veio antes de Bastet, representava gatos ferozes egípcios) e simbolizava a justiça, a execução penal e o poder real, protegendo os reis contra os transgressores da lei.
Os antigos egípcios viam o gato como um protetor porque matava cobras, ratos, insetos e outros animais “perigosos”. Muitos gatos foram encontrados nas nas tumbas de faraós e outros nobres.
Segundo a Astrologia Chinesa pessoas nascidas sob a influência do signo do gato possuem as características desse animal.
De acordo com histórias muçulmanas, o profeta Muhammad amava gatos. Alguns dizem que a letra M na cabeça de alguns gatos venha de Muhammad, que abençoou seu próprio gato tocando sua cabeça. Assim, quem tem um gato com a letra M é abençoado.
A deusa nórdica Freya dirigia uma carruagem puxada por dois gatos representando o poder feminino e a liberdade da deusa. Freya também era considerada deusa da fertilidade, do amor e da boa sorte. Os vikings viam os gatos como seres dotados de poderes especiais, como ver e ouvir coisas que os humanos não veem e não ouvem.
No Japão e em outros países asiáticos, o gato simboliza boa sorte e proteção do lar e dos estabelecimentos comerciais. Por isso, gatinhos acenando na entrada desses locais atarem sorte.
Na Alquimia, os gatos são vistos como magos pelo poder que têm de cura, transmutação e pela capacidade de interagirem com outras dimensões.
Os gatos são vistos pelos praticantes da Yoga como verdadeiros iogues pois, através de seus movimentos, expressam de forma instintiva e natural as asanas (posições) dessa prática oriental.
Sonhos são mensagens do inconsciente que podem revelar medos ou desejos escondidos que a mente consciente não se deixa revelar.
O significado dos sonhos depende muito de como o sonhador viveu o sonho: se foi foi um sonho bom, um pesadelo, etc.
Não há um significado único em sonhar com gato, pois a interpretação dos sonhos é sempre pessoal. Considere, antes de interpretar seu sonho com gato, o que os gatos representam para você.
Como vimos, gatos representam o oculto, o mistério mas também a sorte, a independência, o amor desapegado. Analise seu sonho com bases nestes e nos muitos outros significados do gato para entender o que seu sonho significa: vontade de independência? Crença de precisar de sorte? Medo de não ter sorte, e aí por diante.
Quem tem uma tatuagem de gato pode ter feito uma bela homenagem a um gato que tem ou teve, ser do signo do gato na astrologia chinesa ou simplesmente ser um amante desses animais.
De qualquer modo, nas tatuagens, gatos representam beleza, misticismo, elegância, fofura, independência, espírito livre e indomável, próprio como o os gatos.
Os gatos valorizam o que faz sentido para eles.
Um fio de barbante para eles, representa horas de diversão.
E onde quer que seja, vai com seu fio de barbante, para cá e para lá!
Valoriza muito seu barbante mastigado e desfiado.
Se seguirmos o exemplo do amigo felino, vamos valorizar a simplicidade em nosso dia a dia.
Viver sem sentido, não faz sentido!
Os gato nos ensinam a importância de estarmos atentos em cada situação.
Eles são ágeis a escapar dos perigos, quando se deparam com o que pode fazer mal a eles, não ficam analisando e pensando:
O que faço?
Eles, simplesmente, agem!
Os professores gatos nos ensinam a importância de ter atitude!
O gato é hábil em utilizar sua energia com equilíbrio.
Age, conforme o momento
Só reage quando precisa reagir.
E relaxa quando necessita relaxar.
Ele não fica se preocupando com o que tem que fazer amanhã, como nós fazemos, desperdiçando nossa energia.
Gatos meditam melhor do que nós.
Quando se aquietam, relaxam e ficam em paz no cantinho que escolhem, para isso, não ficam forçando para relaxar, como fazemos quando tentamos meditar.
Os gatos vivem o momento, de forma inteira e presente.
Gatos são perspicazes (têm agudeza de espírito).
Antes de se aproximar de alguém, ou de alguma situação, observam à distância e quando veem que podem confiar, se aproximam
Nós, ao contrário, nos iludimos com as aparência e nos deixamos enganar pelos outros.
Gatos têm seu modo de se organizarem e a rotina deles reflete isso.
Se percebem alguma alteração, ficam alertas e vão dar um jeito de reorganizar a situação, para assim se sentirem seguros.
Um exemplo disso é o gato estar acostumado com a brincadeira de seu tutor ao chegar em casa. Se um dia ocorrer de o tutor chegar e não lhe der a devida atenção, o gato perceberá que tem algo errado ou que seu humano não está bem e não vai sossegar enquanto a situação não se normalizar.
O gato irá seguir o seu amigo humano e, miando irá chamar a atenção do tutor, até vê-lo bem e brincando novamente com ele.
Gatos são sérios e altivos (elevados), ao contrário do cachorro que não liga que seu tutor faça certas brincadeiras, como por exemplo, colocar fantasias nele.
O gato se impõe e não aceita brincadeiras que não gostam e ou que tirem seu sossego.
Enquanto não arrancar a fantasia, o gato não vai sossegar. Isto se o humano conseguir colocar, pois é provável que o gato consiga impor sua vontade.
Para concluir, é importante compreender que estamos cercados por mestres que fazem parte da natureza, e o gato é um deles!
Leia também: Os ensinamentos e a simbologia da coruja
Respeitemos e aprendamos com os ensinamentos dados por esse felino, e por todos os outros animais!
Talvez te interesse ler também:
Clima de Dia das Bruxas: conheça a lenda amazônica da Matinta Pereira
Chave: símbolo de abertura e outros significados espirituais
Cromoterapia: um guia para entender o significado de cada cor
Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida
Fanatismo religioso e outros fanatismos: significados, causas e exemplos
Simbologia do cão: TODOS os possíveis significados do cachorro
Categorias: Significados
Publicado em 24/01/2021 às 9:37 am [+]
Parabéns pela publicação, muito esclarecedora.
Publicado em 02/11/2021 às 1:45 pm [+]
<3