Índice
A flor-de-lis é um lírio (ou íris) e também um símbolo muito antigo na história do cristianismo na França. A flor, planta, pode ter inúmeras variações de cores, como todos os lírios que se conhecem, mas o símbolo foi desenhado a partir da Iris pseudacorus, um lírio especial.
Segundo a história contada e escrita, a flor-de-lis está na heráldica francesa desde 496 d.C. simbolizando a conversão da casa real francesa ao cristianismo.
Estão relacionados com a flor-de-lis, ou lírio, os arcanjos Rafael e Gabriel, a Virgem Maria e José, o carpinteiro. Sua figura de 3 pontas representa a “Santíssima Trindade”. Na religião cristã, o símbolo da flor-de-lis é relacionado com Jesus Cristo no “Olhai os lírios do campo…”.
Através dessa simbologia é que os reis de França se consideram reis por vontade divina.
O desenho estilizado da flor-de-lis foi usado em brasões e escudos da realeza francesa (heráldica), especialmente durante o reinado de Luís VIII, que também a usou em seu sinete real.
Mas, alguns dizem que há outras origens para este símbolo:
Este é um símbolo do cristianismo, do poder real, da honra, da soberania e da lealdade também representando a pureza de corpo e alma.
Com a mesma intenção, da sagração divina, a flor-de-lis é símbolo da alquimia, da maçonaria e dos escoteiros, em cada um dos casos representando, por suas três pétalas, os três pilares básicos de cada congregação.
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER