Índice
Dente-de-leão é a planta dos desejos jogados ao vento, na esperança de realizações. Existem muitos significados, histórias, lendas e mistérios que envolvem essa erva perene da família Asteraceae, a mesma do girassol. Vamos conhecer toda a simbologia em torno da dente-de-leão.
Dente-de-leão é uma planta espontânea e onipresente, tão comum, que muita gente acha que é mato.
Seu nome científico é Taraxacum officinale, é uma planta típica dos climas temperados, que cresce espontaneamente em praticamente todo o lugar: nas beiras de estrada, de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e montanhas baixas.
Reproduz-se de uma forma tão rápida que é considerada uma planta invasiva, motivo pelo qual muita gente acha que a dente-de-leão nada mais é que mato, ou seja, uma erva daninha a ser eliminada.
Mas na verdade, a dente-de-leão é PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) de valiosos poderes medicinais, além de ser alimento para abelhas e outros insetos polinizadores.
Leia mais:
Muito além das propriedades nutricionais e medicinais da dente-de-leão, a planta é repleta de significados simbólicos e místicos. À dente-de-leão são atribuídos poderes mágicos que inspiraram mais de uma lenda.
Alguns de seus nomes populares evocam suas simbologias. Por exemplo, no nordeste é chamada “esperança”. Também é conhecida como “amor-de-homem”. Em italiano seu nome popular é soffione (que significa grande sopro) uma referência ao sopro que espalha suas sementes e planta desejos para colher realizações.
Em inglês dandelion vem do francês de “dent de lion”, uma referência às suas folhas serrilhadas.
A planta representa força, resistência, esperança, fertilidade e riqueza.
Vamos nos aprofundar em sua simbologia.
Soprar um dente-de-leão tem muitos significados espirituais, místicos e históricos.
Essas flores existem há milhares de anos mas ninguém sabe como, quando ou por que as pessoas começaram a fazer pedidos aos frutos da dente-de-leão para conseguirem o que desejam.
Conheça os muitos significados em torno dessa planta.
Diz-se que esta planta simboliza a força, a esperança e a confiança. Teseu teria se alimentado por 30 dias seguidos apenas de dente-de-leão, a fim de tornar-se forte o suficiente para enfrentar e derrotar o Minotauro.
A dente-de-leão tem raízes profundas na história. Eram plantas bem conhecidas dos antigos egípcios, gregos e romanos e usadas na medicina tradicional chinesa há mais de mil anos.
Acreditava-se no passado que a dente-de-leão tivesse o poder de curar a icterícia, de acordo com a Doutrina das Assinaturas Botânicas – uma teoria que relaciona a fisiologia da planta com um benefício sobre o corpo, conforme a semelhança entre a planta e o órgão. Assim, a dente-de-leão seria boa para curar problemas do fígado, dadas as suas flores amarelas como a icterícia. Hoje estudos confirmam esse benefício em ratos.
O chá de dente-de-leão é usado como remédio natural para tratar diversos problemas de saúde.
A dente-de-leão também está relacionada à ideia de mudança, de desprendimento e viagem.
As sementes podem viajar 8 quilômetros antes de finalmente atingirem o solo.
As sementes também parecem representar perfeitamente as fases, os ciclos de vida que cada um de nós tem que cumprir. Quando se assopra o fruto, inicialmente, as sementes ligadas ao apêndice delicado, resistem a se destacarem. Mas, lentamente são levadas pelo vento uma por uma. Uma vez desprendidas, embarcam em uma nova jornada para experimentarem novas aventuras, deixando-se levar pelo fluxo da vida e se tornando prontas para criarem novas vidas.
Essa metáfora é uma perfeita representação das fases da vida. Para voar e aproveitar todas as oportunidades, é preciso se desprender da própria origem, enfrentar o novo e o desconhecido.
Talvez esta seja a maior simbologia da dente-de-leão. Suas flores alimentam abelhas, suas sementes se espalham facilmente ao vento por isso são onipresentes, fortes, resistentes e, sobretudo, fecundas e férteis.
As dentes-de-leão são, muito provavelmente, as plantas de maior sucesso que existem, pois são mestres da fertilidade e da sobrevivência em todo o mundo.
A cor amarelo-ouro de sua flor nos remete à riqueza.
Ademais, é uma planta em que tudo se aproveita: raiz, folhas, flores podem ser usadas como alimentos, remédios e corantes. Da raiz se obtém um látex natural e se faz café, vinho e cerveja. A planta é rica em cálcio, ferro e vitaminas A e C.
A dente-de-leão também é tida como símbolo da infância e da inocência pois são especialmente as crianças, que adorar soprar e dispersar as sementes do fruto seco desta planta.
Uma imagem que representa a infância em seu sonho de um futuro melhor.
No passado, usava-se dente-de-leão no buquê da noiva para atrair sorte e riqueza ao casamento. Portanto, um outro significado daí advém, o da boa sorte e prosperidade.
O dente-de-leão também já representou a alternância entre o dia e a noite, o sol e a lua.
A flor do dente-de-leão abre para saudar a manhã e fecha à noite para dormir.
Além disso, inicialmente a planta é amarela e dourada, assim como o sol. Depois se transforma em uma esfera branca semelhante à lua cheia. Já as sementes dispersas lembram as estrelas, ou seja, em uma única flor tem-se a representação de 3 corpos celestes.
Diz uma superstição que as dentes-de-leão podem ajudar a saber as horas. Basta soprar uma fruta seca e ver qual o número de sopros necessários para espalhar todas as sementes. Esse número representa a hora do dia ou da noite.
Uma outra superstição diz que as dentes-de-leão podem dizer se seu amor é correspondido. Diz a lenda que, se você conseguir soprar todas as sementes de um dente-de-leão de uma só vez com um único sopro, a pessoa que você ama o ama de volta. Se as sementes permanecerem, então a pessoa amada tem reservas sobre os sentimentos dela com relação a você.
Dentes-de-leão são consideradas altamente benéficas no Feng Shui. Acredita-se que as flores protejam os membros da família de acidentes e os mantenham em boa saúde. Também simbolizam dinheiro e atraem prosperidade (por causa da cor amarela).
Podem ser usadas imagens nos casos em que não se possa ter as plantas. Também são boas para atrair fertilidade.
E para finalizar, à dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos. Acreditava-se que a planta fosse capaz de aumentar as habilidades psíquicas das pessoas. Também acreditava-se que esfregando-a sobre a pele se atraísse o bem-querer de todos. Até as bruxas usavam este método para serem aceitas pelas pessoas.
Muitas pessoas acreditam que as sementes de dente-de-leão levam seus pensamentos e desejos aos entes queridos quando você as soprar no ar.
Mas acima de tudo, a dente-de-leão foi considerada uma ponte de conexão entre a vida e a morte através dos espíritos.
Se você cortar dentes-de-leão, elas crescerão caules mais curtas em sinal de protesto.
Seguindo uma interpretação baseada nos poderes mágicos que vimos acima, se um dente-de-leão chegar até você pode ser que alguém te mandou uma mensagem, um pensamento, um sopro de vida.
Por sua beleza e por seu simbolismo fascinante, a dente-de-leão é um dos desenhos mais populares e usados em tatuagens. Muitas vezes, retratado de uma maneira particular: as sementes que se desprendem e se transformam em aves, especialmente para indicar a liberdade, a possibilidade de um novo início, a vontade de recomeçar.
Como mencionado, a dente-de-leão simboliza, entre outras coisas, o renascimento e a ideia de mudança. Há uma frase, muito clara e sucinta associada à esta planta: “Cada respiro é uma segunda chance”
A dente-de-leão é citada por poetas e escritores, cada um a seu modo, enfatizando um seu aspecto místico.
Em seu livro “The Girls’ Book of Flower Faires”, por exemplo, Cicely Mary Barker fala sobre a beleza e a força desta planta. Emily Dickinson, a extraordinária poeta norte-americana da segunda metade do século XIX, dedicou alguns versos seus à dente-de-leão. O poeta Walt Whitman dedicou ao seu the spring’s first dandelion versos que enfatizam a beleza, a alegria e equanimidade desta planta.
Veja algumas frases inspiradas na planta dente-de-leão:
“Somos como um dente de Leão, frágil e instável. Um sopro nos leva, não encontramos um chão e de vento em vento todos se vão”.
Bruno Grigio
São espalhados pelos quatro ventos,
Para não deixar cair no esquecimento
A esperança que, melhor, tudo vai ficar.
Que seja igual à flor dente-de-leão, quando as crianças seguram na mão, fecham os olhos, fazem um pedido e sopram para que o desejo vá para o além com o vento e volte realizado. Que este dia seja assim, simples, leve e cheio de esperança, essa é a mensagem de bom dia quinta-feira. Acredite, hoje é um dia especial para acontecer coisas boas.
A dente-de-leão sempre esteve ligada à idéia do desejo. Diz-se que soprando-a vigorosamente, o seu desejo expresso será cumprido. (Apesar de parecer uma flor, a parte da planta que assopramos é o seu fruto seco),
O dente-de-leão também teria sido usada como oráculo, que revelaria a ocorrência de um determinado evento à uma questão temporal. Questionava-se sobre quantos dias, meses ou anos seriam necessários para que um determinado desejo fosse cumprido. Então se soprava. O número de sopros necessários para dispersar todas as sementes daria a resposta a quantos dias, meses ou anos se separam do evento que se espera.
Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza.
A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas as fadas tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, eles foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão.
A palavra Taraxacum (nome do gênero da planta) vem da união de duas palavras gregas (taraké, que significa agitação, confusão, e akos – remédio).
Isso significa que a dente-de-leão é um remédio calmante para o corpo e, de fato, ela tem inúmeras propriedades curativas, sendo usada na fitoterapia e na homeopatia em forma de cápsulas, chás, xaropes e tinturas (além de ser alimento nutritivo).
É particularmente indicada em tratamentos hepáticos e dermatológicos.
Entre suas propriedades medicinais, lembramos as principais:
Todo mundo já deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão, pelo menos uma vez na vida, na esperança de realizar um desejo.
A planta floresce à cada primavera produzindo algumas belíssimas flores amarelas, muito apreciadas por abelhas que sugam o néctar do qual se faz o mel de dente-de-leão.
Com tanta simbologia linda, vai ser difícil resistir aos seus mistérios. Que seus desejos se realizem.
Talvez te interesse ler também:
Símbolo do Infinito – A eternidade em contínuo movimento
Significado de dedos e anéis: como usar para atrair o que quer
A lenda da letra M na testa de alguns gatos
Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida
A lenda mexicana da estrela-do-natal
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER