Índice
A flor de lótus é um símbolo muito antigo. Sua principal característica é a pureza, pois esta linda flor, apesar de nascer e viver na lama, mantém-se bela e imaculada ao longo do tempo.
Esta flor espetacular, que paira sobre a lama sem se sujar, é a flor da planta aquática de origem asiática Nelumbo nucifera, que povoa lagoas doces ou rios vagarosos e rasos. Suas raízes se agarram ao lodo no fundo do curso d’água, enquanto as flores, airosas, bailam com os movimentos das ondas e do vento.
À noite, a flor de lótus se fecha e volta às profundezas lamacentas. Pela manhã, o sol a encontrará aberta e limpa, sem vestígios do lodo que a circunda e sustenta. Não é incrível?
Desde os tempos antigos, a flor de lótus tem influenciado diversas culturas que a adotaram como símbolo, do antigo Egito até o Japão.
Todas as partes da planta de lótus são usadas para diferentes propósitos. A flor não é apenas ornamental mas também comestível. E toda a planta: sementes, folhas e partes do caule subterrâneo (rizoma) são usados para fazer medicamentos.
Dados os seus benefícios nutricionais e medicinais, a lótus também representa cura e abundância.
A flor de lótus é o símbolo da yoga indiana. Está associada ao 7º Chakra, com o lótus de mil pétalas sobre a coroa (topo da cabeça).
Simboliza a pureza de coração e mente, a expansão da consciência e a conexão profunda com o plano espiritual.
Uma das mais famosas posições da yoga é conhecida com o nome de lótus – esta é considerada, por muitos, a posição mais adequada à meditação pois promove a concentração, limitando as distrações.
Fonte Foto
A flor de lótus no budismo é um símbolo de boa sorte e representa o desenvolvimento da alma até sua iluminação.
Para o budismo, nosso coração é como uma flor de lótus que floresce graças às virtudes que se desenvolvem em seu interior. É por isso que Buda é retratado sentado sobre uma flor de lótus ou na posição de lótus.
No budismo, a flor de lótus pode representar:
No Japão, e em geral no Oriente, a flor de lótus está relacionada com o movimento de aprofundar o autoconhecimento.
A flor de lótus é acima de tudo um símbolo de elegância e simplicidade, assim como de pureza e beleza. Ela simboliza a capacidade de se manter puro e intacto, apesar da “lama” que ao redor.
No antigo Egito a flor de lótus estava relacionada com o simbolismo da feminilidade e com o tema do nascimento e renovação.
A pureza, delicadeza e beleza do lótus lembram qualidades femininas, ou da nossa porção mais sensível e, está muito indicada para aqueles que experimentam o renascimento após uma situação muito difícil.
Para essa técnica milenar chinesa de harmonização de ambiente, ter uma flor de lótus em casa como objeto ou imagem, atrai paz, pureza, fertilidade, resiliência, compaixão, abundância, perfeição, equilíbrio e todos os outros significados relacionados à essa planta.
Use-a como objetos de decoração ou em desenhos estampados em quadros, almofadas, lençóis, guardanapos, etc, para decorar o cômodo da casa de acordo com o que buscar atrair (fertilidade para o quarto; pureza, harmonia e equilíbrio na sala; abundância na cozinha) e assim por diante.
Sementes, flor, caule e rizomas são usados na culinária indiana em sopas e frituras.
Recomenda-se o seu consumo sempre cozido pois, quando cru podem transmitir um parasita, Fasciolopsis buski, origem de tumores cancerígenos e outras afetações hepáticas e gastrointestinais.
Como nas simbologias acima descritas, a representação da flor de lótus na tatuagem não é diferente.
Se você vir uma pessoa tatuada com flor de lótus, a tatuagem pode representar para ela a superação de problemas, o gosto por yoga ou meditação, a importância do budismo ou do hinduísmo em sua vida, o despertar espiritual, bem como a sua capacidade de enxergar que as dificuldades da vida servem para trazer beleza, sabedoria, ou ainda, que tudo na vida tem um lado positivo a se considerar.
Surgir do lodo, da lama, tem o mesmo significado que surgir das cinzas, como a Fênix. Assim surge essa flor, a lótus, todas as manhãs.
Talvez te interesse ler também:
CURSO RÁPIDO DE MEDITAÇÃO PARA INICIANTES: 3 TRUQUES BEM SIMPLES
3 RECEITAS MACROBIÓTICAS PARA SE EQUILIBRAR COM A ALIMENTAÇÃO
OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS: EXERCÍCIOS E TÉCNICAS PARA REEQUILIBRÁ-LOS
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER