Pierrot, Arlequim e Colombina: História e Significado do Famoso Triângulo Carnavalesco


Os personagens Arlequim, Colombina e Pierrot são figuras icônicas que ganharam fama nos palcos e nas ruas durante o Carnaval, mas sua origem remonta à Commedia dell’Arte, um estilo teatral italiano do século XVI. Neste artigo, vamos explorar quem são esses personagens e como eles se tornaram tão emblemáticos.

Origens na Commedia dell’Arte

A Commedia dell’Arte era um estilo teatral popular que apresentava histórias cheias de sátira social e humor. Arlequim, Colombina e Pierrot eram três dos personagens principais desse universo, envolvidos em um complexo triângulo amoroso: Pierrot amava Colombina, que por sua vez amava Arlequim, que também desejava Colombina.

Os Personagens

  • PIERROT: Originalmente chamado de Pedrolino, era o mais pobre dos servos, frequentemente retratado vestindo roupas feitas de sacos de farinha e com o rosto pintado de branco. Sua característica principal era seu amor não correspondido por Colombina, tornando-o alvo das piadas em cena.
  • ARLEQUIM: Servo de Pantaleão, Arlequim era conhecido por sua astúcia e insolência. Com um estilo preguiçoso e desafiador, ele tentava convencer a todos de sua ingenuidade enquanto pregava peças nos outros personagens. Sua marca registrada era sua roupa de losangos e sua habilidade acrobática.
  • COLOMBINA: Criada de uma filha do patrão Pantaleão, Colombina era tão bela e refinada quanto sua ama. Ela era o pivô do triângulo amoroso entre Pierrot e Arlequim, frequentemente retratada como uma romântica graciosa que despertava o amor de ambos os personagens masculinos.

A Simbologia de Cada Personagem

Cada personagem da Commedia dell’Arte tem suas próprias características simbólicas que refletem aspectos diferentes da sociedade e da condição humana. No caso, vamos falar da simbologia destes 3 personagens apenas.

  • PIERROT: Simboliza a tristeza e a melancolia, sendo muitas vezes retratado como um personagem ingênuo e romântico. Sua busca pelo amor não correspondido e suas desventuras amorosas refletem a vulnerabilidade e a sensibilidade humanas.
  • ARLEQUIM: Representa a astúcia e a esperteza, sendo um personagem conhecido por suas travessuras e artimanhas. Sua habilidade em pregar peças nos outros personagens e sua capacidade de escapar de confusões mostram a inteligência e a perspicácia humanas, muitas vezes em contraste com a autoridade representada por Pantaleão.
  • COLOMBINA: Simboliza a graça e a beleza, sendo frequentemente retratada como uma personagem romântica e graciosa. Sua habilidade em encantar os outros personagens com sua dança e canto reflete a capacidade humana de encontrar beleza e leveza mesmo em meio a conflitos e dificuldades.

Esses personagens, juntos, formam um rico conjunto de símbolos que exploram as emoções e os dilemas humanos, proporcionando um espelho para a sociedade e suas complexidades.

Importância Cultural

Esses personagens não apenas proporcionavam entretenimento nas ruas e praças das cidades italianas, mas também refletiam as preocupações e aspirações do público da época. Além disso, a improvisação era um elemento essencial nas apresentações da Commedia dell’Arte, exigindo grande talento dos atores para responder rapidamente às novas piadas e situações criadas durante o espetáculo.

Legado e Relevância Atual

Mesmo hoje, os personagens de Arlequim, Colombina e Pierrot continuam populares e reconhecíveis em todo o mundo. Suas histórias de amor, humor e intriga social ainda ressoam com o público, especialmente durante o período festivo do Carnaval. Além disso, a Commedia dell’Arte continua a ser uma influência importante na arte dramática, proporcionando um método rico de aprendizado e treinamento para atores de todas as gerações.

Em suma, Arlequim, Colombina e Pierrot representam não apenas figuras do Carnaval, mas também símbolos duradouros da imaginação humana e da rica tradição teatral italiana.

Fontes:

  1. mammanaturale.it
  2. wikipedia
  3. superinteressante

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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