Índice
O dragão figura em diversos mitos, lendas, histórias infantis e até em produções cinematográficas. Este ser mitológico faz parte de diferentes culturas e traz em si simbologias e significados místicos e espirituais. Conheça as simbologias e significados deste extraordinário ser milenar que habita o imaginário humano.
Uma dúvida que paira na mente humana é se o dragão existe ou existiu.
Conforme explica o biólogo Carlos Stênio, os dragões que conhecemos por meio de desenhos: enormes, voadores e cuspidores de fogo, são considerados criaturas ou criptídeos, termo usado na criptozoologia para se referir a um ser cuja existência é sugerida, mas sem dados científicos que a comprovem.
Embora não se tenha comprovação da existência física do dragão, no mundo real temos animais que se assemelham a ele, como:
O dragão pode não ser um animal real, porém, seu simbolismo espiritual e esotérico se encontra bem vivo.
No xamanismo, o dragão é considerado um poderoso totem que atua como guardião e guia espiritual.
Aqueles que têm o dragão como animal de poder, tendem a ser inteligentes, corajosos, arrojados e impetuosos, com força para superar obstáculos e avançar na vida.
Como arquétipo, o dragão é símbolo do inconsciente, do instinto, do impulso vital e da energia física.
Este arquétipo possui um lado luminoso e um lado sombrio. Por isso, apresenta aspectos positivos e negativos.
O lado positivo deste arquétipo representa:
Já o lado negativo:
O dragão faz parte da origem da cultura chinesa, pois está presente nas lendas, nos mitos e na astrologia desse povo.
Para os chineses, o dragão é considerado símbolo de força, poder e bem-aventurança.
Pela astrologia chinesa, aqueles que nascem no ano do Dragão tendem a ser bons líderes e muito afortunados na vida.
Os chineses veem o dragão como uma criatura espiritual que traz boa sorte e prosperidade. Por isso, está presente em muitas celebrações, como por exemplo do Ano Novo Chinês.
Além da China, mitos sobre o dragão aparecem também em outras culturas como:
No Japão, os dragões são considerados protetores desse povo.
Na mitologia celta, os dragões são associados ao submundo e seus mistérios.
A mitologia persa cita vários dragões como seres aterrorizantes, provavelmente como forma de alegorizar a opressão que a Babilônia exerceu sobre a Pérsia na antiguidade clássica.
Os vikings usavam o dragão em seus escudos e bandeiras. E devido esse povo ter sido um dos responsáveis pelas invasões bárbaras na Europa, o dragão passou a ser associado ao perigo e infortúnio para diversos povos europeus.
No Gnosticismo, acredita-se que o dragão foi um ser primitivo que existiu realmente e desapareceu, assim como os dinossauros, devido às catástrofes diluvianas.
Na alquimia, o dragão é aquele que observa e protege o trabalho do alquimista, e simboliza a união dos quatro elementos, Ar, Fogo, Água e Terra. Por esta razão, ele é símbolo alquímico de transmutação e renovação.
Na Bíblia, em Apocalipse, o dragão representa a tentação resultante da falta de consciência personificada por Satanás. Em Apocalipse 12:7-9, o dragão usa sua força para lutar contra o povo de Deus, e acaba sendo derrotado.
Na umbanda, o dragão representa a ignorância espiritual subjugada e derrotada por São Jorge com sua lança (verdade e elevação espiritual).
No sentido metafísico, ver recorrentemente imagens de dragão pode significar:
Bichos aparecendo, invadindo casa: o que isto pode significar?
Sonhar com dragão é um meio do inconsciente comunicar informações relacionadas com o mundo interno do sonhador.
O dragão dos sonhos pode representar:
Veja a seguir alguns tipos de sonhos com dragão e seus significados:
Se o dragão estava cuspindo fogo, isso pode ser um sinal que o sonhador sente uma enorme paixão por algo em sua vida. Seja trabalho, projeto criativo ou relacionamento. Pode também representar raiva (cuspindo fogo).
Se o dragão estiver voando no sonho, pode representar que o sonhador sente-se livre para voar mais alto e realizar seus anseios e objetivos.
Se o dragão estiver enfurecido e prestes a atacar o sonhador, pode significar sentimento de existir algo de ameaçador e perigoso em sua vida.
A tatuagem de dragão costuma ser escolhida por aqueles que se identificam com os seus significados de proteção, coragem, poder, sabedoria, instinto de dominação e garra. Talvez por isso, seja uma das tatuagens mais comuns em presídios.
Nas diversas histórias que envolvem este ser mitológico, o dragão exibe um poder incrível, capaz de proteger, salvar bem como de destruir.
Nas lendas e mitos, os dragões são enormes, têm dentes pontiagudos, garras, escamas impenetráveis, voam, expelem fogo, transitam pela terra, água e ar.
Em geral, aparecem nessas histórias como guardiões de tesouros espirituais e dos segredos e mistérios do mundo da magia.
Não é à toa que este ser provoca tanto fascínio em nós.
Fontes:
Para mais conteúdos sobre Simbologias, veja:
Todos os significados e simbologias do arco-íris
Leão: Simbologias, significados espirituais e da tatuagem
Simbologias e significados espirituais do coelho
Morcego: Significado espiritual e simbologias
A vaca como símbolo sagrado e outras simbologias
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER