Índice
O pato é uma ave tão emblemática que figura em personagens importantes de Walt Disney – Pato Donalds, Tio Patinhas, Maga Patalógica, além de fazer parte dos clássicos da literatura infantil (O Patinho Feio e outros). De fato, este animal possui simbolismos espirituais profundos.
Saiba mais.
Como os patos andam, voam e nadam, eles têm associações com os elementos terra, ar e água.
Estes atributos conectam o simbolismo do pato ao voo espiritual e ao mergulho interno.
Por transitar na terra, na água e no ar, o pato representa as transições. E como ele possui a flexibilidade de acessar esses espaços, simboliza o movimento, mudança e adaptação.
No Xamanismo, o pato é tratado como Totem (Espírito Animal) e Animal de Poder (Guia Espiritual) que simboliza o mergulho em dimensões internas em busca da autodescoberta. Porém, nos lembra de usar nossa individualidade a serviço da comunidade.
Pessoas que têm o pato como guia e ou animal de poder, possuem como características a necessidade de interação comunitária e ao mesmo tempo, carecem de mergulhar em sua verdade interior.
Estas pessoas são marcadas pela simplicidade, apreciam conversas leves e divertidas, tendem a ser generosas, sociáveis e gentis.
Gostam da vida familiar e da companhia de outras pessoas, querem união e incentivam o trabalho em equipe, evitam situações dramáticas e complicadas, por isso, fogem delas.
Elas têm senso de humor, são adaptáveis e buscam se harmonizar com o fluxo da existência.
O simbolismo espiritual do pato está presente em diversas tradições e culturas:
Segundo a tradição egípcia, ouvir um pato é um presságio maravilhoso de prosperidade, sorte e esperança.
Na Mesopotâmia, o pato estava associado à Inanna, a Deusa do Amor e da Sensualidade.
Na Mitologia Celta, tem uma deusa chamada Sequana que possui um barco em forma de pato. Essa deusa está associada à cura, realização, renovação e movimento.
Existe uma lenda grega na qual Penélope, esposa do herói Ulisses, foi resgatada do mar pelos patos quando ainda era criança. Por isso, na tradição grega, os patos representam benevolência e proteção.
No folclore turco, o pato aparece como o originador e criador do mundo.
O pato é um símbolo tradicional das culturas chinesa e japonesa, aparecendo com frequência representado em esculturas, pinturas e decorações.
Para estes povos, o pato simboliza união, afeto, fidelidade, harmonia, sorte e prosperidade.
Sonhar com pato pode revelar aspectos inconscientes, anseios, necessidades espirituais ou a realidade presente do sonhador.
Veja alguns significados de sonhar com pato:
Pode signifcar libertação espiritual ou uma situação limitadora.
Ver pato ora andando, ora nadando e ora voando indica versatilidade, flexibilidade e expressão de múltiplos talentos.
Quando o pato permanece parado, pode denotar que o sonhador sente sua vida estagnada e tem dificuldade de destravar uma situação.
Encontrar uma pata com filhotes no sonho sinaliza que o sonhador está vivendo uma fase feliz e em boas companhias.
Avistar um pato correndo no sonho pode revelar uma situação que vem afligindo o sonhador, a qual ele tenha vontade de sair correndo.
Ver patos flutuando na água pode ser indício de mais tranquilidade e fluidez com novas oportunidades e momentos de alegria.
Sonhar com um bando de patos sinaliza fase de melhorias financeiras e mais prosperidade.
O pato é um animal habilidoso, que se adapta em vários tipos de ambientes e está sempre atento às mudanças, até por isso, é uma ave de natureza migratória.
Segundo a visão metafísica, com base nas características essenciais dessa ave, vê-los com frequência pode trazer uma mensagem espiritual. Como por exemplo:
Se adapte, ganhe espaço e faça acontecer!
O Feng Shui recomenda imagens de pato em pares para atrair boas energias e harmonia para os relacionamentos íntimos ou no casamento.
A tatuagem de pato remete a vários significados como adaptabilidade, comunidade, afetividade e laços duradouros, fidelidade, resiliência e criatividade. Essa tatuagem tende a ser a preferida de pessoas empáticas, amigáveis e alegres.
Na história do Patinho Feio, o personagem principal experimenta a rejeição por ser diferente dos outros patos. Por isso, ele se sente feio e profundamente triste. Porém, um dia, ao ver o seu reflexo na água, ele vê o reflexo de um lindo cisne e percebe sua real natureza.
Moral da História: desenvolva e reconheça seu verdadeiro ser.
Podemos aprender várias lições com os patos:
Boas lições o pato nos dá com sua sábia natureza!
Fonte:
Para mais simbolismos veja:
Simbolismos e significados espirituais da capivara
Simbolismos e significados espirituais do Alce
O significado espiritual da pomba como totem e animal de poder
Arraia: simbologia e significados espirituais
O significado espiritual do cão como totem e animal de poder
Categorias: Significados
ASSINE NOSSA NEWSLETTER