O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado internacionalmente no dia 9 de agosto. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas por meio da resolução nº 49/214, de 23 de dezembro de 1994.
A instituição dessa data comemorativa representa uma conquista para os povos indígenas de todo o mundo, já que visa a garantir a autodeterminação e os direitos humanos de todas as etnias indígenas, informa a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
A importância de um dia que unifica a representatividade dos povos indígenas se deve à valorização das diversas culturas existentes no mundo e da vida dos quase 350 milhões de indígenas em situação de vulnerabilidade e exclusão. De acordo com a Organização das Nações Unidas, esse grupo representa 15% das pessoas mais pobres do planeta.
Em todo o mundo, há quase 5 mil grupos diferentes em mais de 70 países lutando não apenas pelo reconhecimento de suas tradições, identidade e cultura, como também de sua própria sobrevivência, já que muitos deles são ameaçados de morte e até assassinados, como aconteceu, recentemente, no Brasil.
Os problemas enfrentados pelos povos indígenas são variados: preconceito, discriminação racial e socioeconômica, exploração ilegal de suas terras, falta de serviços básicos e as mais diversas formas de violência a que são expostos.
Por isso, é fundamental, através dessa data, dar visibilidade à luta dos povos indígenas para mobilizar as sociedades de todo o mundo sobre a necessidade de protegê-los.
Este ano, a Seção de Povos Indígenas e Desenvolvimento – Secretaria do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas / DISD / DESA – responsável por organizar um evento que reúne organizações de povos indígenas, agências da ONU, Estados-membros, sociedade civil e partes interessadas relevantes – vai tratar do tema Línguas Indígenas, tendo como foco a situação atual das línguas indígenas no mundo.
O objetivo do painel temático é ajudar na preservação e no compartilhamento das línguas indígenas apresentando ações inovadoras que vêm sendo feitas com elas.
Talvez te interesse ler também:
MAIS DE 300 ETNIAS, MAIS DE 200 LÍNGUAS: CONHEÇA A RIQUEZA CULTURAL DOS NOSSOS ÍNDIOS
OS INDÍGENAS SÃO OS VERDADEIROS DEFENSORES DO CLIMA, CONTRA O DESMATAMENTO E O AQUECIMENTO GLOBAL
O MOVIMENTO DAS MULHERES YARANG QUE ESTÁ REFLORESTANDO O CERRADO E A AMAZÔNIA
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER