Um jovem de 15 anos, pertencente à comunidade Helepi, na Terra Indígena Yanomami, morreu por complicações pulmonares causadas pela Covid-19 ontem, quinta-feira, 9.
As informações são da Amazônia Real em reportagem de Ana Amélia Hamdan, Kátia Brasil e Emily Costa.
Segundo a reportagem, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou a morte do jovem através de informações fornecidas pelo Hospital Geral de Roraima, onde o garoto esteve internado por uma semana.
Era um estudante do ensino fundamental em uma escola do município de Alta Alegre, norte de Roraima. Antes do diagnóstico, o jovem indígena esteve em contato com outras pessoas, 70 delas agora estão em isolamento. Não se sabe como o menino tenha sido infectado e acredita-se que o diagnóstico tenha sido tardio pois o menino esteve com os sintomas por 3 semanas antes de conseguir ser testado.
Leia a reportagem completa clicando AQUI.
A Survival International vem denunciando o perigo da Covid-19 para os povos indígenas alertando inclusive para o perigo de um extermínio destes povos. É preciso mantê-los isolados. Este é o terceiro caso, noticiado, de indígenas mortos pelo novo coronavírus.
Segundo o antropólogo francês Bruce Albert, a morte desse jovem aconteceu em uma comunidade “da região do rio Uraricoera, área de garimpo. Estava perambulando entre Casai leste e HG de RR desde 19/3 com sintomas respiratórios característicos e prescrição de antibióticos. Conviveu com muita gente desde então”.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3485388674864571&set=a.315045058565631&type=3&theater
Talvez te interesse ler também:
Cloroquina e hidroxicloroquina: o que são e o quanto podem ser úteis no tratamento da Covid-19
O isolamento social não está sendo cumprido em várias regiões do país. O que dizem as pesquisas
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER