Hoje, 12 de outubro, é o Dia de Colombo. Mas na Venezuela, desde 2002, fala-se oficialmente do Día de la Resistencia Indígena.
O dia de 12 de Outubro reúne dois aspectos: a chegada de Cristóvão Colombo no Novo Mundo e o início da luta dos povos indígenas para resistir às ambições de expansão do Ocidente. É por isso que em muitos países das Américas é chamado de Dia de Colombo para comemorar a façanha de Cristóvão Colombo, enquanto outros lembram-se e refletem sobre a situação atual dos povos indígenas cujos direitos ainda não são respeitados.
Também na América Latina (e em algumas comunidades latino-americana dos Estados Unidos), o dia da chegada de Colombo no continente é celebrado como o Día de la Raza ou Día de la Hispanidad (literalmente “O Dia da Raça”) e comemora o primeiro encontro entre os europeus e os nativos americanos.
Então hoje, 12 de Outubro, é uma data que lembra a descoberta de um novo continente, mas não devemos esquecer o outro lado da moeda, que vê o drama central da povos indígenas em face dos conquistadores de terras.
Não vamos nos esquecer que os povos indígenas foram vítimas da violência durante as conquistas e suas condições de vida e de sobrevivência ainda estão ameaçadas.
Sendo minorias, os povos indígenas ainda são vistos como entraves para o desenvolvimento de um país. E como vimos aqui, isso é um erro e, ao contrário, fazer valer os direitos dos verdadeiros donos de uma terra, é vantajoso também sob o ponto de vista econômico:
Leia mais: COMO SAIR DA CRISE ECONÔMICA? DANDO TERRAS AOS ÍNDIOS, DIZ PESQUISA
Então não deixaremos passar em branco esta data que é mais uma ocasião para nos lembrarmos destes povos, muitas vezes explorados, injustiçados e desrespeitados em seus próprios lugares de origem.
AS VOZES SILENCIADAS DAS NAÇÕES INDÍGENAS
MEDICINA TRADICIONAL YANOMAMI – MANUAL ON-LINE
MAIS DE 300 ETNIAS, MAIS DE 200 LÍNGUAS: CONHEÇA A RIQUEZA CULTURAL DOS NOSSOS ÍNDIOS
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER