Índice
A demanda por delivery aumentou consideravelmente durante a pandemia, mas o plástico descartável que acompanha esse tipo de produto tornou-se uma preocupação para a maioria dos consumidores.
Isso é o que mostra a pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).
A pesquisa levou em conta as percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery e apontou que 72% dos consumidores não querem mais receber seus pedidos com itens de plástico. Desses, 15% deixaram de solicitar o serviço pelo mesmo motivo.
Pensando nisso, a Oceana, que é a maior organização não governamental dedicada à proteção dos oceanos e à pesca sustentável, lançou uma campanha para incentivar a redução dos itens de plástico dos pedidos delivery.
Liderada pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Oceana, a campanha #DeLivreDePlástico consiste em dar voz aos consumidores que querem receber seus pedidos livres de plástico.
Dados estatísticos mostram que o Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina, fazendo com que mais de 325 mil toneladas de lixo plástico vão parar no oceano.
A demanda por delivery de comida aumentou drasticamente durante a pandemia e com ela também o plástico descartável que, na maioria das vezes, não é reciclável. Por esse motivo, a campanha #DeLivreDePlástico é voltada para os aplicativos de entrega, pois eles são a ponte entre os consumidores e os restaurantes.
De acordo com a Oceana, os aplicativos iFood e UberEats se comprometeram com a redução de plástico nas entregas, seguindo as diretrizes que constam na petição:
Se você também se incomoda com a quantidade de plástico que chega junto com a sua comida pelo delivery, participe da campanha clicando aqui -> “Quero meu delivery sem plástico descartável”.
Talvez te interesse ler também:
Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito
Como saber se os produtos que você usa foram testados em animais
A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos
Categorias: Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER