Nossas praias estão altamente poluídas por microplástico, diz pesquisa


Um estudo em andamento ao longo da costa brasileira, chamado Projeto MICROMar, revelou os primeiros indícios alarmantes da poluição por microplásticos nas praias do país.

Praia em Maceió ©Pixabay

Praia em Maceió ©Pixabay

Iniciado em abril de 2023 pelo pesquisador Guilherme Malafaia, do Instituto Federal Goiano, juntamente com uma equipe de cientistas, o projeto visa coletar amostras de areia e água do mar para avaliar a presença e a composição de microplásticos em cada estado brasileiro. Até o momento, mais de mil praias brasileiras foram visitadas em colaboração com diversas universidades, incluindo a USP, e espera-se que o número de amostras alcance oito mil.

Os microplásticos, partículas de plástico com até cinco milímetros, representam uma ameaça ambiental e para a saúde, sendo divididos em primários, utilizados em indústrias como cosméticos, e secundários, resultantes da fragmentação de pedaços maiores.

Nossas praias estão altamente poluídas por microplásticos

Apesar de as coletas serem finalizadas apenas em maio, as expedições já evidenciaram “que as nossas praias estão altamente poluídas por microplásticos. Em todos os estados foi possível identificar partículas plásticas nas praias”, diz Malafaia.

As análises preliminares indicam que as praias dos estados de São Paulo, Paraná, Sergipe e Bahia estão entre as mais poluídas.

O microplástico é uma ameaça global tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. Os danos causados por essa praga ainda não são totalmente conhecidos, por isso, os esforços para encontrar e analisar, tanto a presença quanto o risco que esse tipo de poluição representa.

O estudo também destaca a importância de repensar o uso do plástico descartável e promover práticas mais sustentáveis para mitigar esse tipo de poluição, que já é o maior desafio ambiental posto ao homem.

Fonte: Jornal da USP

Leia também:

Plástico encontrado nas artérias aumenta risco de ataque cardíaco, AVC e morte

A Fraude da Reciclagem: Indústria do Plástico Nos Enganou por Décadas

Um litro de água engarrafada contém cerca de 240.000 partículas de plástico, diz novo estudo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...