Índice
Mais uma descoberta preocupante: Cientistas da Universidade da Campânia Luigi Vanvitelli, em Nápoles, na Itália, descobriram microplásticos e nanoplásticos em placas de gordura (ateromas) nas artérias de pacientes com aterosclerose, uma doença que endurece e estreita as artérias.
A presença de plástico nas artérias foi associada a um aumento significativo no risco de sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e morte prematura. Os pacientes com placas de gordura contaminadas por plástico apresentaram um risco 4,53 vezes maior de ter esses eventos do que aqueles sem plástico nas artérias.
A descoberta é um sinal de alerta sobre o impacto da poluição por plástico na saúde humana.
Estudos pré-clínicos já haviam encontrado associações entre microplásticos/nanoplásticos e doenças cardiovasculares. Mais pesquisas são necessárias para entender como o plástico se acumula nas artérias e como contribui para doenças cardiovasculares.
A poluição por plástico é considerada uma emergência global. Este estudo reforça a necessidade de reduzir a produção e o uso de plástico.
O estudo: Microplastics and Nanoplastics in Atheromas and Cardiovascular Events foi publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.
Lembre-se: A poluição por plástico é um problema sério que afeta a todos nós. Ao tomar medidas para reduzir o uso de plástico, podemos proteger nossa saúde e o meio ambiente.
O plástico já foi encontrado em várias partes do corpo, pois estamos comendo, bebendo e respirando plástico. Saiba mais nos links abaixo.
Para se aprofundar:
Estudo Revela Presença de Microplástico em Placentas e Artérias Humanas: Alerta de Saúde Global
Microplástico encontrado também no tecido do coração humano
Microplásticos podem grudar nas vias aéreas superiores, diz estudo
Microplástico até nas nuvens! A descoberta vem do Japão
Microplásticos podem invadir o cérebro em apenas 2 horas
Microplástico: comemos 1 cartão de crédito por semana. Conheça os riscos
Categorias: Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER