Índice
Vamos reciclar e ganhar dinheiro? O projeto Estação Preço da Fábrica, criado no município de Carapicuíba/SP em novembro de 2021, já coletou e enviou para reciclagem mais de 320 toneladas de vidro e colaborou com a renda de mais de 900 famílias da região.
Uma nova unidade de recebimento de recicláveis foi inaugurada na cidade de Embu das Artes. Além do vidro, eles também passaram a comprar papelão e papel branco.
Conheça a iniciativa:
O projeto desenvolvido pela startup Green Mining, visa lidar com a reciclagem de uma forma revolucionária.
Como?
Foi inaugurado nesta quarta-feira, 19, na cidade de Embu das Artes, na sede da IBEMA, um container com a iniciativa inclusiva que paga o valor real do material direto da fábrica.
Os resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues na Estação, serão comprados e destinados de maneira ambientalmente correta.
Levando os materiais até a Estação, há contribuições para o meio ambiente e para a sociedade com uma fonte de renda para quem recicla.
Todos os materiais de papelão ou papel branco serão reciclados para a produção de papel cartão Ritagli, produto da Ibema que entrega uma embalagem com conteúdo pós-consumo rastreado por meio da tecnologia blockchain.
Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, conta:
“Para nós, ver em expansão o primeiro projeto de reciclagem inclusiva do país, que possibilita uma geração de renda para qualquer pessoa, é uma honra e motivo de grande orgulho. Estamos democratizando o acesso ao valor real do material, principalmente para aqueles que dependem da venda dos recicláveis para o seu sustento”.
O conteiner, feito de material reciclado, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h e, aos sábados, das 8 h às 12 h.
O projeto, revoluciona a forma de lidar com a reciclagem ao propor valores 3 vezes maiores do que os praticados atualmente, 300% a mais de renda para quem vive da reciclagem.
Para receber pelos resíduos coletados é necessário:
O projeto conta com a parceria e colaboração da Prefeitura de Embu das Artes, o CONISUD (Consórcio intermunicipal do sudeste de São Paulo) e a Associação comercial de Embu das Artes.
Ver essa foto no Instagram
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Natal sustentável: como reduzir o impacto das festas
Usar latinha de alumínio como cinzeiro prejudica o trabalho dos catadores. Entenda
Governo lança o CCR: certificado de crédito para estimular a reciclagem
Categorias: Green Economy
ASSINE NOSSA NEWSLETTER