Índice
No momento atual, existem pressões bastante grandes por parte dos consumidores, para que as empresas busquem a sustentabilidade e assumam compromissos de ajuda na preservação do planeta.
Isso tem levado grandes organizações a adotarem modelos de governança corporativa que garantam esses objetivos, fundamentais à sobrevivência, também, dos seus negócios.
Dentro desse cenário o modelo de atuação ESG tem causado uma revolução para as empresas.
A sigla inglesa ESG – Environmental, Social and Governance – é aplicada às práticas empresariais que envolvem ações de compromissos ambientais, sociais e de governança corporativa.
É a designação dada às empresas que conduzem as melhores práticas nas áreas que impactam diretamente nos negócios, sendo um atrativo para investidores que desejam aplicar recursos de forma sustentável e segura.
Esse é um diferencial que as empresas com atuações corporativas responsáveis devem adotar para que possam se destacar em seus negócios.
As empresas que adotam compromisso de ESG assumem suas responsabilidades quanto à atuação empresarial responsável. Nesse aspecto, tendo como objetivo minimizar impactos de suas atividades sobre o meio ambiente.
O compromisso deve se basear em manter boas práticas de controles e acompanhamento de riscos, reduzindo fatores de insegurança para o mercado, incluindo-se aí consumidores, fornecedores, investidores, comunidades e sté governos.
São empresas que buscam a sustentabilidade de suas operações e relacionamentos, incluindo sua contribuição para melhoria contínua das condições de sobrevivência do planeta.
Portanto, o mercado hoje não se preocupa somente com desempenhou ou lucro. A sustentabilidade e avaliação ESG vem se consolidando com relevância cada vez maior, felizmente.
Para que as empresas sejam mais bem vistas pelo mercado, é imprescindível que sejam oferecidas garantias de que todos os pontos estão sendo adequadamente adotados.
Entenda os principais critérios para uma empresa ESG:
Esse conceito vem sendo cada vez mais um instrumento de pressão dos investidores sobre as corporações.
No Brasil, 62% das grandes empresas declaram sofrer muita pressão externa para adotar práticas de ESG.
E a tendência é a de ser um processo irreversível, tendo em vista o que foi observado quanto a participação de empresas nacionais na COP26, realizada em 2021. Nesse evento, houve participação presencial de 30 grandes companhias do Brasil para a discussão dos temas relacionados à ESG. Isso demonstra a importância que o assunto gerou no mundo corporativo.
Talvez te interesse ler também:
O que é Capitalismo Consciente? Você já ouviu falar?
Green economy: o que é economia verde, conceito e exemplos
Ecossocialismo: a proposta radical que vem ganhando cada vez mais espaço
Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito
O que é greenwashing: veja exemplos e não se deixe enganar
Categorias: Green Economy
ASSINE NOSSA NEWSLETTER