Carlsberg apresentou a primeira garrafa de cerveja do mundo feita de papel. Feito com fibras de madeira recicláveis e sustentáveis, trata-se de um verdadeiro ponto de virada verde para a famosa marca dinamarquesa de cerveja.
Embalagens sustentáveis: esse é o futuro no mundo da engenharia de materiais para conter o problema do lixo no planeta. Muito mais que reciclável, a questão primordial hoje é criar embalagens retornáveis, reutilizáveis ou compostáveis.
Algumas ideias estão surgindo, por exemplo, a Carlsberg está trabalhando, com sucesso, na criação de uma garrafa produzida a partir de fibras de madeira de fontes sustentáveis, a Green Fiber Bottle, desde 2015, juntamente com os especialistas em inovação da EcoXpac, a empresa de embalagens Billerud Korsnäs e os pesquisadores da Universidade Técnica de Dinamarca, apoiados pelo Innovation Fund Denmark (Fundo de Inovação da Dinamarca, em português).
Após anos de trabalho, a cervejaria dinamarquesa apresentou oficialmente dois protótipos de garrafas de papel. Ambos são feitos com fibras de madeira de fontes sustentáveis e completamente recicláveis, dotados de uma barreira interna para permitir que as garrafas contenham a cerveja sem se degradarem.
O primeiro protótipo usa uma fina barreira de polímeros de PET reciclados e o segundo, em vez disso, uma barreira em PEF, um polímero de base biológica. Ambas as garrafas serão usadas para testar o melhor revestimento e atingir o objetivo de se chegar a uma garrafa de base 100% biológica e livre de polímeros.
A nova garrafa faz parte da iniciativa “Together Towards Zero” (algo como “Juntos em Direção ao Zero”) da Carlsberg, que compromete a empresa a atingir zero emissões de carbono em suas cervejarias e uma redução de 30% em sua pegada de carbono total até 2030.
Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento do Grupo Carlsberg, disse que as novas garrafas de papel são mais sustentáveis do que as embalagens de vidro e de alumínio:
“O impacto na produção é muito baixo, porque a energia e a eficiência da tecnologia que estamos usando reduzem as emissões de carbono em comparação com outros processos de produção”
A empresa, que possui uma marca de cor verde, já demonstrou seu desejo de se tornar ainda mais verde com outras iniciativas. Desde o ano passado, por exemplo, não usa mais anéis de plástico para segurar latas de cerveja. O instrumento aparentemente inofensivo é na verdade muito poluente, sendo particularmente perigoso para os animais marinhos, que com frequência se enredam ali.
Que mais e mais empresas pensem verde e tragam soluções para dar fim ao uso de embalagens poluentes, principalmente as de plástico, cujo processo de decomposição é praticamente ad eternum.
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Categorias: Green Economy, Informar-se
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