Em tempos em que o reaproveitamento se faz necessário para a preservação de nosso planeta, surge o palete feito de fibra de coco.
O concretizador dessa ideia sustentável e ecológica é Michiel Vos, fundador do projeto Cocopallet, que utiliza a tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Esses paletes são feitos com a fibra da casca de coco substituindo o uso da madeira, o que contribui para reduzir o uso de árvores e a devastação de florestas.
Na Índia, os produtos extraídos dos coqueiros são utilizados de diversas formas, como por exemplo em artesanato, na culinária e agora tem mais essa utilidade. A utilização da casca de coco na fabricação de paletes eliminará o descarte das cascas de coco no lixo e a incineração delas, o que gera fumaça e poluição do ar.
Outra vantagem da produção dos paletes de coco é que ela representará fonte de renda e trabalho para os agricultores locais.
E não para por aí as vantagens, pois, um outro benefício ainda é a eliminação da necessidade da Ásia de importar madeiras de outros países, para a produção de mais de um bilhão de paletes de madeira por ano.
A produção interna de paletes de casca de coco na Ásia impactará de forma positiva o meio-ambiente, pois eliminará um enorme custo de transporte e o corte de milhares de árvores.
Que essa notícia boa se expanda em outros países, pois assim beneficiará e muito o meio ambiente!
Talvez te interesse ler também:
QUE TAL UM VINHO DE MANDIOCA CRIADO POR MULHERES INDÍGENAS?
A GRANDE MURALHA VERDE: 8 MIL KM DE ÁRVORE PARA SALVAR A ÁFRICA
Categorias: Green Economy, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER