Índice
Uma invenção chilena tem dado o que falar. Trata-se do purificador de água, Plasma Water Sanitation System (PWSS), que é capaz de converter água em um plasma, eliminando todos microrganismos, como bactérias, vírus e outros, de modo a tornar o líquido saudável e seguro ao consumo humano.
Essa criação poderá vir a beneficiar situações de crise hídrica, tanto na América, quanto na África. Cabe lembrar que, na atualidade, cerca de 768 milhões de pessoas não têm acesso cotidiano à água potável – segundo dados da Organização das Nações Unidas.
Segundo os gestores do projeto do purificador, criado no laboratório Advance Innovation Center, em Viña del Mar, na costa central chilena, ao transformar a água em plasma –o quarto estado natural da matéria, sendo que os outros são sólido, líquido e gasoso –, os átomos se ionizam e desorganizam.
Consequentemente, há uma descarga elétrica nessa matéria, que seria uma espécie de higienizador, matando vírus e bactérias, ou seja, tornando a água limpa – mais até do que a que bebemos.
O purificador chileno equivale a uma espécie de tubo de 30 cm de comprimento. O diferencial é que é alimentado com eletricidade, que pode tanto ser via tomada, quanto, no futuro, com baterias especiais. Mas, exatamente pelo fato de poder beneficiar regiões muito pobres, a concepção do purificador é justamente a simplicidade de funcionamento.
Segundo os inventores, antes mesmo de comercializar o objeto em larga escala, o mesmo precisa servir para ajudar a vida do mais pobres do mundo. Em 2013, o projeto selecionou os locais de teste e de produção. O Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Fundação Avina são parceiros do projeto.
O purificador de água tem previsão de chegar ao mercado em 2015.
A grande questão no momento é, ver como alterar determinadas características do invento, para que corresponda à realidade de locais particulares, como a África.
Fonte e fonte foto: lukkin.com
Categorias: Green Economy, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER