Telhado verde nas coberturas dos prédios para reduzir o calor nas cidades


Prédios com telhados verdes, cheios de gramados, com variedade de plantas e flores, são verdadeiros jardins urbanos que embelezam a cidade mas, sobretudo, reduzem o calor insuportável provocado pelo cimento.

Pesquisadores da NASA provaram que os telhados verdes dos prédios podem ajudar a reduzir o calor nas cidades, analisando dados de satélite em três locais na cidade de Chicago.

Na análise, publicada na revista Sustainable Cities and Society, os pesquisadores compararam as mudanças de temperatura e a quantidade de vegetação contida nos telhados dos locais de estudo (Millennium Park, City Hall e Walmart Mall).

Os resultados mostraram que nos locais onde há maior variedade de telhados verdes, as temperaturas médias foram significativamente mais baixas.

A análise também deixou claro que a eficácia do telhado verde em refrescar sua área ao redor depende da sua grandeza e outras variantes:

“Os benefícios dos telhados verdes dependem de uma variedade de fatores, desde a região geográfica e diversidade de plantas, até a estrutura do telhado e a eficiência de resfriamento do próprio edifício”, disseram os pesquisadores. Mais estudos com tamanhos de amostra maiores são necessários para distinguir essas variáveis, mas este estudo representa um começo promissor para avaliação. Com a expectativa de que os efeitos das ilhas de calor urbanas se intensifiquem à medida que o clima da Terra se aquece, será mais importante entender esses detalhes”.

O estudo é importante para apoiar iniciativas públicas de fomentar espaços verdes nas cidades, mesmo que estes estejam no alto dos prédios. Além de embelezar e reduzir o calor, telhados verdes podem atrair abelhas e outros polinizadores.

Uma vez invadimos as áreas verdes e construimos cimento nelas. Agora é hora de reverter a ação pois não foi uma ideia.

Talvez te interesse ler também:

Casinha dos sonhos: telhado verde e ventilador para manter o cão ao fresco!

Rio inaugura telhado verde e medicinal em ponto de ônibus

Em Florianópolis: ponto de ônibus sustentável, high tech, com energia solar e telhado verde

Uma escola de telhado verde na periferia de Paris

Nenhum telhado será desperdiçado. Nesta cidade, tudo vira verde!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...