Menos publicidade: na França a primeira cidade a substituir os anúncios publicitários por árvores


Menos publicidade, mais árvores. Acontece na França, na cidade de Grenoble, que decidiu desmantelar os outdoors e substitui-los com o verde da natureza. O anúncio foi feito pelo prefeito do Partido Verde, Eric Piolle, que decidiu não renovar o contrato com a gigante da publicidade JCDecaux, que possui painéis para anúncios em muitas áreas urbanas francesas.

Grenoble é a primeira cidade europeia a desistir da renda da publicidade, que só em 2014, gerou € 645.000, em favor dos espaços verdes para os residentes. De acordo com a cidade, explica France24, a renovação do contrato com a JC Decaux permitiria uma receita de somente € 150.000 em 2015, uma vez que os anunciantes estão cada vez mais preferindo a publicidade digital, no lugar da fixa.

“É hora de seguir a meta de fazer de Grenoble uma cidade mais acolhedora e criativa”, disse o prefeito. “Queremos uma cidade menos agressiva e de vida menos estressante, capaz de esculpir sua própria identidade. Liberar Grenoble dos outdoors é um passo nessa direção.”

Para isso, entre janeiro e abril de 2015, serão eliminados 326 painéis de publicidade, assim que o contrato com a JCDecaux acabar. Alguns painéis permanecerão até 2019, especialmente nas estações de ônibus, até que também acabe um outro contrato separado com a empresa publicitária.

A melhor parte desta ideia corajosa e inovadora? Os outdoors removidos serão substituídos por árvores. Nota 11 para a iniciativa 🙂

Leia também: Paris: o ar poluído da Cidade Luz é comparável ao fumo passivo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...