Índice
Neste final de semana, dias 13 e 14, o estado do Rio de Janeiro foi assolado por intensas chuvas que afetaram diversas comunidades, deixando um rastro de destruição. Inundações repentinas, desabamentos e deslizamentos de terra deixaram muitas famílias desabrigadas e em situação de vulnerabilidade, além de provocar mortes. Diante dessa trágica realidade, surge um apelo para a solidariedade de cada um de nós. Juntos podemos fazer a diferença e oferecer apoio às vítimas.
Conheça os impactos terríveis dessa catástrofe e descubra como contribuir ou solicitar ajuda, para reconstruir vidas e restaurar a esperança em meio à adversidade.
Veja a destruição causada pelas chuvas no Rio de Janeiro na reportagem abaixo. Alerta de Cenas de Impacto Emocional.
Diversas entidades estão mobilizando esforços para auxiliar as vítimas das recentes chuvas no Rio de Janeiro. Com base nas informações compiladas pelos sites O Globo-Rio e G1-Rio de Janeiro, saiba como você pode contribuir:
A organização Ação Cidadania, por meio da campanha Emergências, está arrecadando doações financeiras para fornecer assistência às famílias impactadas pelas inundações. Com essas arrecadações financeiras, é possível fornecer alimentos, água mineral, kits de higiene e limpeza para as vítimas das inundações.
Faça sua doação pelo PIX: sos@acaodacidadania.org.br
O Sesc Mesa Brasil está coletando doações na sede do programa, localizada no Sesc Madureira. Itens como produtos de higiene, água mineral e alimentos não perecíveis são necessários. Entre em contato pelo telefone 0800-0222026 ou pelo e-mail mesabrasil@sescrio.org.br para contribuir.
O saguão do Palácio Pedro Ernesto, em parceria com o Voz das Comunidades, está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável e itens de limpeza e higiene pessoal. O local funciona das 10h às 18h, localizado na Cinelândia.
A Igreja Adventista em Nova Iguaçu está arrecadando doações de água, alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza. Entregue suas doações no Colégio Adventista de Nova Iguaçu e na Escola Adventista de Nova Iguaçu.
O Santuário do Cristo Redentor e a Paróquia São José estão recebendo doações presenciais na Avenida Borges de Medeiros, 2735. Se não puder doar pessoalmente, contribua através do PIX: (CNPJ) 33.593.575/0388-63.
Segundo informações publicadas no site da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi instituído o Gabinete de Crise Avançado montado pela administração municipal do Rio. Em Pavuna, foram reunidos os principais órgãos operacionais da prefeitura, tais como: Defesa Civil, Ordem Pública, Conservação, Habitação, Assistência Social, Comlurb, Transporte, Saúde e CET-RIO, entre outros. Este gabinete funcionará 24 horas, até que a situação seja normalizada na região norte, a mais afetada pelas chuvas da noite de sábado e madrugada de domingo.
Ao todo, a quantidade de pontos de apoio para os cidadãos que precisam de assistência subiu para 15. Nestes locais, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou 555 atendimentos, todos os casos envolviam pessoas desalojadas.
Veja a seguir todos os Pontos de Apoio listados no site da Prefeitura do Rio de Janeiro:
Veja Pontos de Apoio de outros municípios do Rio de Janeiro: AQUI.
O Facebook disponibilizou uma página de Pedidos e Ofertas de Ajuda intitulada “Inundações na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil“. Nesta página, é possível marcar-se como seguro em relação às inundações no Rio, solicitar ajuda e promover atos de solidariedade às pessoas que estão sofrendo em decorrência dessa tragédia.
O governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta segunda-feira, 15, que irá entregar o Cartão Recomeçar para pessoas em vulnerabilidade atingidas pelo temporal do fim de semana no estado do Rio de Janeiro. O benefício de R$ 3 mil será pago em parcela única. Os recursos devem ser liberados até a próxima semana.
As famílias afetadas pelas inundações no Rio podem receber o cartão que cobre despesas com mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção. De acordo com o site Poder 360, para que as famílias recebam esse auxílio, elas devem fazer seus cadastros nas prefeituras de suas respectivas cidades.
Contribua com o que puder para apoiar aqueles que foram afetados pelas chuvas. Solidários e Unidos, podemos fazer a diferença e ajudar as vítimas das inundações do Rio de Janeiro a superarem os prejuízos causados por essa catástrofe.
Fontes:
Veja outras campanhas divulgadas pelo greenMe:
Salve a maior árvore da Amazônia: Conheça a campanha #ProtejaAsÁrvoresGigantes
Campanha: Empresas aéreas deixem os pets viajarem com seus humanos
Prevenção à Fuga dos Pets: Campanha greenMe para evitar sofrimento animal
Os animais importam: Campanha Nacional pela Liberdade dos Cavalos
Eco Patinhas: Mais solidariedade com os animais e menos plástico na Natureza!
Categorias: Cidades
ASSINE NOSSA NEWSLETTER