A Índia é o segundo país com o maior número de mortes relacionadas à poluição, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com mais de 1,6 milhão de vítimas em 2019 (a China lidera com 1,8 milhão de mortes). Esses números dramáticos estão ligados às grandes emissões de material particulado fino e outras substâncias poluentes provenientes das atividades humanas, que também contribuem para as mudanças climáticas.
A torre localizada no parque Sunder Nursery, na capital indiana, foi projetada com um formato curioso para maximizar a capacidade aerodinâmica e a filtragem de substâncias tóxicas presentes na fumaça. Isso inclui dióxido de nitrogênio, material particulado fino PM 10 e PM 2,5 ultrafino (partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros). Essas partículas menores podem penetrar profundamente no tecido pulmonar, desencadeando várias doenças respiratórias e cardiovasculares graves, como câncer, ataque cardíaco, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e acidente vascular cerebral.
Considerando que quase toda a população global (99%) respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS, reduzir as emissões poluentes salvaria portanto um grande número de vidas.
De acordo com dados mencionados pela CNN, as torres do Studio Symbiosis, empresa fundada e dirigida pelos cônjuges Amit e Britta Knobel Gupta, estão equipadas com ventiladores altamente eficientes capazes de purificar o ar em ambientes fechados por até 500 metros, e em ambientes externos por até 350 metros, dependendo das condições do vento e do ambiente. Os filtros precisam ser substituídos a cada alguns meses e são parcialmente recicláveis.
Para operar, essa torre consome energia equivalente a um aspirador de pó industrial e, em sua potência máxima, emite um ruído semelhante a 75 decibéis, comparável ao som de um despertador, descarga de banheiro ou liquidificador.
Os dois empresários afirmaram que empresas de diversos países já entraram em contato com eles, demonstrando interesse em adquirir as torres “Verto”. Por exemplo, uma empresa de construção naval dos Estados Unidos planeja comprar cerca de quarenta unidades. O Dr. Knobel Gupta mencionou que podem ser necessárias 100 torres para filtrar o centro de Nova Deli.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Fraldas são usadas para construir casas de baixo custo na Indonésia
eTree: a árvore que produz a energia solar e fornece água potável
Contra o aumento do nível do mar, as cidades flutuantes já são realidade
Categorias: Cidades
ASSINE NOSSA NEWSLETTER